Violência doméstica

Casa Ieda Santos é desocupada pela PM nesta segunda-feira (21/11)

Local estava ocupado pelo Movimento de Mulheres Olga Benarío, que atende vítimas de violência no DF

Edis Henrique Peres
postado em 21/11/2022 13:21 / atualizado em 21/11/2022 21:47
 (crédito: Edis Henrique Peres/CB/DA Press)
(crédito: Edis Henrique Peres/CB/DA Press)

O Movimento de Mulheres Olga Benario foi retirado da casa Ieda Santos Delgado, no Guará II, pela Polícia Militar, na manhã desta segunda-feira (21/11). O grupo atende mulheres vítimas de violência doméstica.

As integrantes do grupo contam que a PM chegou por volta das 10h, sem ordem judicial. Uma das coordenadoras do movimento, Maria Eduarda Carvalho, detalha que uma das integrantes foi presa e levada para a delegacia junto com o policial que teria a agredido.

O grupo questiona a retirada dos itens da casa e dos móveis, obtidos por meio de doações. "Não sabemos para onde estão levando nossas coisas. E temos protocolada uma Obrigação de Não Fazer, para que justamente não houvesse essa ação. Mas a administração (do Guará) não se posiciona", conta.

Alguns dos objetos foram levados para a administração regional e serão liberados somente após aprovação do próprio órgão.

O que diz a Administração:

Questionada sobre o ocorrido, a Administração afirmou que a desocupação foi realizada conforme orientado pela Procuradoria Geral do DF. “A partir desse documento, encaminhou a situação para os órgãos de fiscalização e de segurança pública para as providências legais. O movimento foi notificado por duas vezes sobre a ocupação irregular, mas as integrantes se recusaram a receber a notificação”, alega.

O texto também aponta que “como gestora do mobiliário público em questão, zela por sua guarda e também pela segurança da população nesses ambientes”. “O órgão ainda acrescenta que o local é objeto de Parceria Público-Privada em processo de licitação para a sua reforma e posterior disponibilização para a comunidade. Por essa razão, constitui-se a sua inatividade temporária até que se concluam os desdobramentos do processo de revitalização do espaço”, acrescenta.

O órgão defende que, para se utilizar o espaço da Casa Ieda, era necessário um pedido formal de apresentação do projeto. “No entanto, o movimento desde o início posicionou-se de maneira contundente não apresentando pedido formal para a ocupação e também impediu a entrada de servidores da Defesa Civil para diálogo e nova vistoria do local”, pontua.


Casa Ieda Santos é desocupada pela PM nesta segunda-feira (21/11). Local estava ocupado pelo Movimento de Mulheres Olga Benarío, que atendem vítimas de violência no DF
Casa Ieda Santos é desocupada pela PM nesta segunda-feira (21/11). Local estava ocupado pelo Movimento de Mulheres Olga Benarío, que atendem vítimas de violência no DF (foto: Edis Henrique Peres/CB/DA Press)

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação