Meio ambiente

Vídeo: cobra caninana é resgatada em escola de Luziânia (GO)

O animal foi encontrado dentro das dependências da escola, no setor Norte Serrinha, e foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Goiás (CBMGO)

Correio Braziliense
postado em 24/11/2022 10:13
 (crédito: Divulgação/CBMGO)
(crédito: Divulgação/CBMGO)

Os estudantes e professores de uma escola em Luziânia (GO) levaram um susto, após uma cobra ser encontrada no local. O animal estava dentro das dependências da escola, no setor Norte Serrinha, e foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Goiás (CBMGO). Veja o vídeo do resgate abaixo.

A ocorrência foi registrada na última segunda-feira (21/11). De acordo com a corporação, estudantes fizeram 'um alvoroço", após saberem da presença do animal. A serpente, identificada como caninana, não é peçonhenta. Apesar disso, os militares afirmam que ela costuma ser “brava, rápida e ágil”.

A guarnição de salvamento utilizou pinção de réptil para a captura. Em seguida, a cobra foi solta na reserva natural da cidade, em seu habitat natural.

Cobras na cidade

Tem se tornado cada vez mais frequente o aparecimento de cobras em locais inesperados. Há cerca de um mês, uma serpente da espécie jiboia foi encontrada embaixo de um carro no estacionamento do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB). De acordo com informações preliminares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), o animal foi visto por um servidor, que estava na lanchonete da área externa da instituição, localizada na 408 Sul. Antes da chegada dos policiais militares, algumas pessoas conseguiram fazer com que a cobra se refugiasse em uma lixeira, onde foi capturada.

Também em outubro, uma jiboia de aproximadamente 15 quilos foi encontrada dentro de uma residência na Ponte Alta do Gama. De acordo com o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPMA), o animal estava preso no forro do teto da casa. Ao perceber a presença da jiboia, o morador entrou em contato com a Polícia Militar do DF (PMDF) e pediu ajuda. No momento do resgate, foi necessário derrubar o forro da casa para capturar a cobra.

Saiba o que fazer caso encontre uma serpente
- Não mate o animal.
- Não se aproxime nem tente capturar o animal por conta própria.
- Ligue para o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (99351-5736 ou 190).

Caso seja picado
- Não tente sugar o veneno nem faça torniquetes.
- Não passe nada no lugar da ferida.
- Lave o local com água e sabão.
- Tire uma foto da cobra (isso ajudará o médico a identificar rapidamente se a espécie é peçonhenta).
- Vá imediatamente a uma unidade de saúde.
- Entre em contato com o Centro de Informações e Assistência Toxicológicas para orientações sobre o que fazer e para onde ir (0800 6446-774).

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação