Saúde pública

TCDF quer explicações sobre dificuldades para pacientes com doença renal crônica

Entre 2019 e 2022, pelo menos 26 pacientes faleceram enquanto esperavam transplantes renais no DF. Atualmente, 450 pessoas aguardam um doador

Correio Braziliense
postado em 25/11/2022 21:15 / atualizado em 25/11/2022 21:21
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) pediu, em sessão plenária, nessa quarta-feira (23/11), explicações à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) a respeito das dificuldades enfrentadas por pacientes com diagnóstico de doença renal crônica e esclarecimentos sobre a situação da fila de espera para a realização de sessões de hemodiálise.

De acordo com uma representação do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do DF (MPjTCDF), não há justificativa para efetivar uma ação judicial visando a realização de sessões de hemodiálise, já que o tratamento compõe o rol de serviços prestados pela Secretaria de Saúde. Em resposta, a pasta informou que existem 164 pacientes na fila de espera para hemodiálise crônica e de 182 pacientes aguardando a realização de hemodiálise aguda.

 

Transplante


O TCDF lembrou que, entre 2019 e 2022, pelo menos 26 pacientes faleceram enquanto aguardavam transplantes renais na capital federal. De acordo com informações da Secretaria de Saúde, entre 2019 e junho de 2022, foram realizados 224 transplantes de doador falecido. No mesmo período, apenas 84 pacientes receberam transplantes renais de doador vivo. Atualmente, cerca de 450 pacientes aguardam por um órgão na capital federal.

De acordo com a pasta, a Secretaria da Saúde tem 15 dias para prestar esclarecimentos a respeito das dificuldades enfrentadas por esses pacientes. Procurada, a pasta não se posicionou até o momento, o espaço segue aberto para mais informações.

 

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação