Previsão do tempo

DF terá fim de semana com pancadas de chuva e temperatura máxima de 26°C

Com temperatura máxima de 26°C, o Distrito Federal permanece sob chuva neste sábado (3/12). Ao longo do dia, as taxas de umidade variam entre 55% e 90%

Correio Braziliense
postado em 03/12/2022 10:26 / atualizado em 03/12/2022 10:26
 (crédito:  Minervino Júnior/CB)
(crédito: Minervino Júnior/CB)

O fim de semana será de pancadas de chuva e muitas nuvens para os brasilienses. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo fechado não dará trégua para os moradores do Distrito Federal neste sábado (3/12), que deve permanecer sob condição de pancadas de chuvas ao longo do dia todo. Os termômetros devem variar entre 17°C e 26° e as taxas de umidade ficam entre 90% e 55%.

Os brasilienses que se preparam para assistir a Seleção Brasileira jogar nas oitavas de final da Copa do Mundo na próxima segunda-feira (5) devem se preparar, também, para enfrentar as chuvas. Segundo o Inmet, o clima chuvoso irá perdurar na cidade até o início da semana. “A chuva se mantém até, pelo menos, terça-feira (6). No entanto, há grandes chances dela ir perdendo volume”, afirma o meteorologista Kleber Souza.

Atualmente, uma frente fria vinda do Amazonas paira sobre o DF. Por isso, a cidade tem registrado grandes volumes de chuva e altas taxas de umidade. Nos últimos dias, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi acionado para atender inúmeras ocorrências relativas à chuva, principalmente alagamentos e quedas de árvores.

Cuidados na chuva, segundo a Defesa Civil:


Dentro de casa


  • Não utilize equipamentos elétricos;

  • Evite tomar banho durante a tempestade;

  • Não utilize o telefone caso esteja conectado à rede elétrica;

  • Evite a proximidade e o contato com materiais condutores de energia;

  • Mantenha-se sempre calçado;

  • Antes da tempestade desligue todos os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas.


Na rua


  • Em caso de tempestade com raios, procure abrigo;

  • Não se exponha à chuva;

  • Não se abrigue embaixo de árvores;

  • Evite a rua e andar, principalmente, embaixo da rede elétrica;

  • O interior do carro é um local isolado e seguro.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação