Mobilidade urbana

Plano Piloto recebe quatro novas estações de bicicletas compartilhadas

Brasília fecha o ano com 70 estações e 530 bicicletas compartilhadas. A meta é expandir o sistema para outras regiões administrativas em 2023

Correio Braziliense
postado em 12/12/2022 20:56 / atualizado em 12/12/2022 20:57
 (crédito: Marcelo Ferreira)
(crédito: Marcelo Ferreira)

Mais quatro estações do sistema de bicicletas compartilhadas na região administrativa de Brasília foram instaladas nesta segunda-feira (12). Com esses novos equipamentos, instalados na Asa Norte, o ano fecha com o total de 70 estações e 530 bicicletas no Plano Piloto. A meta para 2023 é expandir o sistema para outras regiões administrativas.

Duas das novas quatro estações estão funcionando em frente ao Colégio Militar (SGAN 902) e ao UniCeub (SEPN 707/907). As outras duas ficam na CLN 102 e na Quadra 1 do Setor Bancário Norte.

As bicicletas compartilhadas também são encontradas nas estações da Asa Sul e Asa Norte e por outros pontos no centro de Brasília, como o Eixo Monumental, Sudoeste e Parque da Cidade.

O sistema de bikes compartilhadas foi implantado no Distrito Federal em outubro de 2021. Um dos objetivos foi facilitar a integração de deslocamento dos pedestres com o transporte público. No primeiro ano em Brasília, o sistema já registrou mais de 300 mil viagens e evitou potencialmente a emissão de 215 toneladas de CO².

Acessadas por meio de um aplicativo de celular, as bikes têm uma boa rotatividade na maioria das estações. As estruturas do Parque da Cidade, em frente ao Setor de Rádio e TV, e próximo à Funarte, no Eixo Monumental, são os pontos mais disputados.

Os usuários podem conferir a localização das estações neste link e pelo aplicativo da Tembici, disponível para smartphones.

*Com informações da Semob

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação