Atos antidemocráticos

Decor investigará responsáveis por vandalismo no centro de Brasília

A informação foi confirmada ao Correio pelo diretor do Decor, o delegado Leonardo de Castro. Segundo Leonardo, foi instaurado um inquérito para apurar a ação do grupo criminoso suspeito de organizar, financiar e praticar os atos de vandalismo

Darcianne Diogo
postado em 14/12/2022 16:25 / atualizado em 14/12/2022 18:31
 (crédito: Alicia Caceceres/AFP)
(crédito: Alicia Caceceres/AFP)

O Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado da Polícia Civil (Decor/PCDF) ficará à frente das investigações dos atos de vandalismo praticados por bolsonaristas na noite de segunda-feira (12/12) na área central de Brasília. Os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) causaram destruição na Esplanada dos Ministérios e na parte norte da cidade, incendiando ônibus, carros e depredando prédios e até a 5ª Delegacia de Polícia.

A informação foi confirmada ao Correio pelo diretor do Decor, o delegado Leonardo de Castro. Segundo Leonardo, foi instaurado um inquérito para apurar a ação do grupo criminoso de extrema direita suspeito de organizar, financiar e praticar os atos de vandalismo.

O delegado acrescenta que as investigações foram iniciadas ainda na segunda-feira e estão em andamento, com a oitiva de testemunhas, análise de imagens e outras diligências, no sentido de que as pessoas que cometeram os crimes sejam identificadas e responsabilizadas. Durante os atos, que resultaram em cenas de guerra na área central de Brasília com carros queimados e vias interditadas, ninguém foi preso pela Polícia Militar do DF (PMDF), que tentou controlar os protestos. 

Crime


A confusão começou ao lado da sede da Polícia Federal (PF), na Asa Norte, logo depois da prisão do cacique Serere Xavante, apoiador de Bolsonaro, após pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O cacique fez parte do grupo de indígenas que invadiu a sala de embarque do Aeroporto Internacional de Brasília no último dia 2 de dezembro. Os manifestantes tentaram invadir a sede da PF para tentar libertá-lo.

Ao todo, os extremistas atearam fogo em oito veículos — sete foram totalmente consumidos pelas chamas e um de forma parcial. Cinco ônibus foram depredados, sendo que quatro foram tomados pelo fogo, segundo informações do Corpo de Bombeiros.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação