Crime Cibernético

Polícia investiga suspeito de furtar R$ 1,8 milhão em 19 contas bancárias

A Polícia Civil cumpriu um mandado de busca contra o investigado em Goianésia. O homem é acusado de cometer 19 furtos em contas de moradores do DF

Darcianne Diogo
postado em 15/12/2022 09:41 / atualizado em 15/12/2022 09:49
 (crédito: Divulgação/PCDF)
(crédito: Divulgação/PCDF)

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), cumpre, na manhã desta quinta-feira (15/12), um mandado de busca e apreensão no município de Goianésia (GO) contra um homem investigado por cometer fraudes bancárias contra uma instituição financeira do DF. O prejuízo é estimado em mais de R$ 1,8 milhão.

A investigação é um desdobramento da Operação Insider, da DRCC, que busca elucidar 19 furtos em contas bancárias, que resultaram no prejuízo milionário às vítimas. O caso é investigado pela Polícia Civil  candanga porque as vítimas são correntistas residentes no DF. Os investigadores localizaram diversos dispositivos eletrônicos utilizados na prática das condutas criminosas.

Segundo as investigações, depois de creditados, os valores eram transferidos para outras contas bancárias ou utilizados para pagamento de boletos e em compras diversas, o que indica crime de furto mediante fraude eletrônica e possivelmente associação criminosa.

A operação contou com o apoio dos policiais civis do Estado de Goiás. Segundo o delegado responsável pelo caso, Dário Freitas, as investigações continuam e ressalta que os envolvidos no esquema fraudulento e que tiveram benefícios em razão das fraudes poderão ser alvos de mandados de prisão ou de busca e apreensão.

O nome da operação Insider faz referência a tradução da expressão em inglês para uma pessoa que tem acesso à informações privilegiadas nas empresas, participando de operações importantes e obtendo informações que possam ser usadas de forma ilegal para obter vantagem financeira.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação