Tensão

PMDF descarta suspeita de bomba em caixa deixada próximo ao STF

Em vídeo cedido ao Correio, uma pessoa deixa uma caixa em cima de um container. Pacote gerou suspeitas e o mobilização da PMDF

*Pablo Giovanni
postado em 30/12/2022 16:43 / atualizado em 30/12/2022 16:44
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A. Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A. Press)

O Esquadrão Antibombas da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) descartou a suspeita de bomba dentro de uma caixa no anexo do Supremo Tribunal Federal (STF). A reportagem apurou que a caixa estava fechada, porém vazia.

Câmeras de segurança do STF filmaram um homem, de camisa preta, deixando a caixa em uma cesta de lixo no anexo. Após isso, ele saiu correndo.

A mobilização das forças de segurança  para a suspeita de bomba mudou a logística de servidores e comissionados do STF. A reportagem apurou que todos estão proibidos de sair pela Via S2. A única saída e entrada dos servidores, por ora, está sendo na portaria principal do anexo II.

O local fica ao lado da Praça dos Três Poderes, onde ocorrerá a posse presidencial, no domingo (1/1). A região é uma das áreas à qual o Governo do Distrito Federal (GDF) limitou o acesso para que seja feita uma varredura para o evento, a partir desta sexta-feira (30/12).

Última ameaça

A última ameaça de bomba ocorreu na quadra 302 do Setor Sudoeste. Os blocos A e B do Edifício Center Park foram evacuados e a área foi isolada após uma mala preta ser deixada do lado de fora do prédio. Um homem suspeito foi confrontado pelos policiais.

Até o momento, entre todas as ocorrências, em duas foi confirmada a presença de explosivos. Em uma delas, dois explosivos foram encontrados embaixo de um caminhão-tanque, próximo ao Aeroporto Internacional de Brasília. O veículo se dirigia ao terminal. George Washington de Oliveira Sousa, de 54 anos, foi detido por suspeita de envolvimento na tentativa de ataque terrorista. Ele foi preso no Sudoeste com um arsenal de armas e explosivos.

De acordo com a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), se a tentativa tivesse sido bem sucedida poderia ter levado à morte de, ao menos, 200 pessoas. O ato levou à prisão do empresário bolsonarista George Washington de Oliveira Sousa, 54 anos.

O homem, que veio do Pará até Brasília, foi preso em um apartamento alugado no Sudoeste. No carro dele foi encontrada “grande quantidade de explosivos e armamento” e, no apartamento, havia um arsenal com diversas armas e munições.

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação