A FESTA DA POSSE

Novos secretários do GDF são empossados pelo governador Ibaneis Rocha

Embora tenha participado da cerimônia, Júlio Danilo não seguirá à frente da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF). O ex-ministro da Justiça Anderson Torres voltará a ocupar o cargo

Ailim CabralArthur de SouzaPablo Giovanni*
postado em 02/01/2023 06:00
 (crédito: Fotos: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Fotos: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Depois de tomar posse na Câmara Legislativa (CLDF), o governador Ibaneis Rocha (MDB) empossou o secretariado, em cerimônia no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, neste domingo (1º/12). Na composição, ele optou por manter grande parte do primeiro escalão. Dos 29 titulares do mandato anterior, o governador segue com 20 colaboradores, entre eles, os de áreas estratégicas, como Educação, com Hélvia Paranaguá, e Saúde, nas mãos de Lucilene Maria Florência de Queiroz. A Segurança Pública terá o retorno de Anderson Torres. O grupo será responsável pelo planejamento, organização e execução dos projetos para o segundo mandato do chefe do Executivo local.

Os secretários foram chamados um a um pelo nome e cargo. O governador foi o único a discursar e usou uma metáfora para dizer que o trabalho começou. "O time está montado e, agora, precisamos entrar em campo para ajudar o DF. Tenho a convicção de que faremos um mandato ainda melhor do que fizemos nos últimos quatro anos", afirmou.

Entre os empossados, estão secretários que ocupam a função desde 1° de janeiro de 2019 — início da gestão Ibaneis —, como Valter Casimiro no Transporte e Mobilidade, e Mateus de Oliveira, no Desenvolvimento Urbano e Habitação. 

Nomes como o do ex-deputado distrital Agaciel Maia (PL) compõem a nova equipe. Ele está à frente da pasta de Relações Institucionais (Serins). O ex-vice-governador Paco Britto (Avante) fica com a Secretaria de Assuntos Internacionais (Seai).

Continuidade

Apesar de ter participado da cerimônia, Júlio Danilo não seguirá como titular da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF). O intuito de Ibaneis foi prestigiar o trabalho de Júlio Danilo, responsável por toda a coordenação de segurança nas festas de posse do governador e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Foi uma decisão do governador e vemos com muita naturalidade. Acredito que a transição vai ser tranquila, pois ele (Torres) já foi secretário de Segurança Pública. Também encerramos com os menores índices de criminalidade dos últimos quarenta e cinco anos. Então, ele vai pegar uma pasta organizada, uma cidade segura, tranquila, para prosseguir", disse Júlio Danilo. Nesta segunda-feira (2/1), Anderson Torres toma posse, conforme antecipou a jornalista Ana Maria Campos, no blog CB.Poder. Ele comandou a SSP-DF de novembro de 2018 a março de 2021, quando saiu para ser o ministro da Justiça na gestão de Jair Bolsonaro.

Mantendo-se na Secretaria de Educação, Hélvia Paranaguá afirmou que o sentimento em continuar à frente da pasta é de empolgação, animação e, principalmente, motivação. "A Educação é isso, ter inspiração e paixão para levar os projetos adiante", adiantou.

Entre os principais desafios, Hélvia destacou o desejo de ter cada vez mais vagas disponíveis nas escolas, para atender ao número de alunos que está sempre crescendo, seja pela chegada de novas pessoas à capital, ou pelos pais que optam por tirar os filhos da rede privada e matriculá-los na pública.

Há seis meses como titular da Saúde, Lucilene Maria Florência de Queiroz confirmou a construção de mais três hospitais e duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) no Distrito Federal e o aumento da força de trabalho, por meio de um concurso que está homologado.

A secretária avaliou que o momento é um recomeço cheio de trabalho a ser feito e garantiu que o principal objetivo de sua gestão é a ampliação do acesso aos serviços, promovendo a expansão da cobertura da chamada Estratégia Saúde da Família (SF), que se refere à atenção básica.  

"O momento que vivemos na pandemia é oportuno para o aumento desse atendimento, ainda temos muitos déficits e precisamos fortalecer o atendimento primário, a porta de entrada, que é a ESF, um dos meus pilares", completou.

Confira quem são os secretários

Estreantes

» Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural: Fernando Antonio Rodriguez

» Assuntos Internacionais: Paco Britto

» Atendimento à Comunidade: Claryssa Nayara Alves Roriz

» Ciência, Tecnologia e Inovação: Gustavo Carvalho Amaral

» Esporte e Lazer: Júlio César Ribeiro

» Família e Juventude: Rodrigo Germano Delmasso Martins

» Meio Ambiente e Proteção Animal: Daniel Donizet

» Mulher: Giselle Ferreira de Oliveira

» Pessoa com Deficiência (secretaria extraordinária): Flávio Pereira dos Santos

» Relações Institucionais: Agaciel Maia

Seguem no cargo

» Administração Penitenciária: Wenderson Souza e Teles

» Casa Civil: Gustavo Rocha

» Comunicação: Wellington Luiz Moraes

» Cultura e Economia Criativa: Bartolomeu Rodrigues da Silva

» Desenvolvimento Social: Ana Paula Soares Marra

» Desenvolvimento Urbano e Habitação: Mateus Leandro de Oliveira

» Educação: Hélvia Paranaguá

» Fazenda: José Itamar Feitosa

» Governo: José Humberto Pires

» Justiça: Marcela Meira Passamani

» Obras: Luciano Carvalho de Oliveira

» Planejamento, Orçamento e Administração: Ney Ferraz Júnior

» Projetos Especiais: Roberto Vanderlei de Andrade

» Proteção da Ordem Urbanístico (DF Legal): Cristiano Mangueira de Sousa

» Saúde: Lucilene Maria Florência de Queiroz

» Segurança Pública: Júlio Danilo*

» Trabalho e Desenvolvimento Econômico: Thales Ferreira

» Transporte e Mobilidade: Valter Casimiro

*Até a posse de Anderson Torres

 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

*Estagiário sob a supervisão de Malcia Afonso

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE