Entrevista

Terracap diz que criação do bairro Jóquei Clube está na reta final

Inspirado em Águas Claras, o projeto está na reta final, mas falta passar nas mãos do Conplan para um veredito. De acordo com o governo local, a previsão é de que até 52 mil pessoas possam morar nos 17,5 mil apartamentos previstos para construção

Pablo Giovanni*
postado em 06/01/2023 17:05 / atualizado em 02/02/2023 18:49
 (crédito:  Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

O projeto urbanístico do bairro Jóquei Clube, inspirado em Águas Claras, está na reta final para a aprovação. Ao CB.Poder — parceria do Correio com a TV Brasília — o diretor técnico da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), Hamilton Lourenço Filho, detalhou que aguarda a aprovação dos últimos trâmites na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e Brasília Ambiental do bairro. Caso essa etapa seja sanada, o projeto chega à mesa do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) para a oficialização do novo bairro. “Chegamos à fase final de aprovação. O projeto ambiental está pronto e os projetos de infraestrutura já estão sendo executados. Estamos bem avançados nesse tema”, disse em entrevista ao jornalista Roberto Fonseca.

Ao jornalista, ele disse que o projeto já passou por duas vezes pelas mãos da Seduh para apreciação, e o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) está na mesa do Brasília Ambiental para aprovação. O diretor acredita que, até o fim do mês de janeiro, estudo e relatório estejam aprovados. “Isso tudo, estando aprovado nessas duas instâncias, vai para a Conplan para a aprovação. E, com isso, teríamos o bairro aprovado”, diz.

Questionado sobre a existência da estrutura do Jóquei, o diretor afirmou que a parte jurídica da Terracap tem tratado esse tema, da desocupação irregular no espaço. A região é pública e faz parte do patrimônio imobiliário da agência. Na Câmara Legislativa, o bairro já consta na Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos). Essa etapa foi aprovada na Casa em março de 2022.

De acordo com o governo local, a previsão é de que até 52 mil moradores possam ocupar os 17,5 mil apartamentos que devem ser construídos em uma área de 252 hectares, em frente a Vice Pires, entre a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) e a Estrutural.

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

Assista o CB.Poder na íntegra

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE