Ensino

Estudantes organizam formatura criativa que a pandemia impediu que ocorresse

Alunos do IFB fazem uma "vaquinha" on-line para arrecadar recursos para a formatura simbólica das turmas que estudaram de forma remota nos últimos dois anos. Ao invés de festa, eles organizam uma "aula da saudade"

Isabela BerrogainPedro Ibarra
postado em 08/01/2023 06:00
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

Algumas das mais importantes fases da vida são iniciadas e encerradas por meio de encontros. Durante os dois anos de pandemia da covid-19, o isolamento social e as medidas de segurança para evitar a disseminação do vírus impediram a proximidade entre as pessoas e, consequentemente, dificultaram importantes encontros. Jovens formandos ao redor do Brasil se frustraram com a falta de cerimônias presenciais, se contentando com celebrações virtuais. Agora, com a rotina voltando à normalidade e com o controle do coronavírus, esses alunos querem ter a oportunidade de viver o que a pandemia não permitiu.

Um grupo de 80 estudantes do Instituto Federal de Brasília (IFB), campus Brasília, está organizando, com ajuda de professores, o evento Invasão, uma aula da saudade para os 80 formandos do 3º ano do ensino médio integrado ao curso técnico de eventos e de informática da instituição, no lugar da tradicional festa de formatura. No entanto, como a maioria dos alunos não têm condições de pagar pela celebração, uma vaquinha virtual está sendo organizada para financiar o evento. A meta é arrecadar R$ 2 mil, dos quais já foram angariados mais de R$ 700.

A ideia do projeto surgiu como parte da oficina de prática de aprendizagem da área técnica da instituição, sobre eventos sociais. "Nessa matéria, participam estudantes do 1º, 2º e 3º anos, e, em conjunto, eles escolhem um evento social para ser organizado, e a realização do evento é a avaliação final da disciplina", explica a professora Amanda Borges. Após debates entre os alunos, a aula da saudade foi escolhida como o evento da oficina e, desde então, os estudantes começaram a jornada para arrecadar recursos para a celebração, que ocorrerá em 20 de janeiro, no Recanto Emanuel, em Planaltina.

Com a realização de rifas, um brechó e correio elegante, os formandos conseguiram juntar recursos para alugar o espaço do evento, porém o valor não foi suficiente para custear outros gastos, como alimentação, bebida, atrações, decoração, segurança e comunicação. Os formandos enviaram cartas para potenciais patrocinadores, mas não obtiveram respostas até momento. Por isso eles decidiram criar uma "vaquinha on-line". Segundo Amanda, os alunos têm se mobilizado para realizar o sonho conjunto. "Eles têm compartilhado a vaquinha com amigos e familiares, e também nas redes sociais. Eles estão bem animados e constantemente fazem vídeos e fotos sobre o projeto", relata.

Significado

Amanda garante que a aula da saudade terá um grande significado tanto para os alunos quanto para os professores, por encerrar o ciclo de aprendizados de forma presencial, com trocas e afetos. "Quando questionamos os formandos sobre a importância da aula da saudade, alguns se emocionam dizendo que gostariam muito de ter esse momento para não passar em branco, já que não terão a tradicional formatura", revela. A aula da saudade também é um encontro muito emocionante entre os professores escolhidos pelas turmas, para que seja realizada uma retrospectiva do que foi vivido nos últimos anos, relembrando etapas e criando um momento de interação e diversão entre os colegas", complementa.

A professora Elissélia Paes, que também acompanha de perto o projeto, compartilha do sentimento. "Para nós, é extremamente prazeroso e gratificante vê-los correndo atrás deste sonho, e estarem tão perto da realização deste evento", compartilha. "Os alunos almejam um encerramento especial desse ciclo da vida deles, afinal passaram pelo isolamento e pela pandemia. Toda ajuda será em prol deste sonho coletivo", afirma. "Estamos planejando a aula da saudade desde setembro, e agora que se aproxima fico até nervosa, mas na certeza de que será um evento lindo", finaliza.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE