Veja fotos

Extremistas incendeiam viatura e empurram veículo para o espelho dágua

A reportagem flagrou o momento em que ao menos três pessoas incendiavam a viatura e empurravam o veículo para dentro da água. Os extremistas também tentaram jogar uma segunda viatura na água

Darcianne Diogo 
postado em 08/01/2023 21:03 / atualizado em 08/01/2023 21:07
Grupo tentou jogar viatura em espelho dágua -  (crédito: Darcianne Diogo/CB/D.A Press)
Grupo tentou jogar viatura em espelho dágua - (crédito: Darcianne Diogo/CB/D.A Press)

O grupo de bolsonaristas que invadiu e depredou o Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e Palácio do Planalto, neste domingo (8/1), ateou fogo em uma viatura da Polícia Legislativa e empurraram o veículo para o espelho d'água em frente ao Congresso. Fotos tiradas pela equipe do Correio mostram o estado que ficou o veículo. 

A reportagem flagrou o momento em que ao menos três pessoas incendiavam a viatura e empurravam o veículo para dentro da água. Os extremistas também tentaram jogar uma segunda viatura na água. Neste momento, policiais federais e militares soltaram bombas de efeito moral e tiros de borracha para afastar os criminosos. 

  • Viatura ficou completamente queimada Darcianne Diogo/CB/D.A Press
  • Ao menos 400 pessoas foram presas Darcianne Diogo/CB/D.A Press
  • Grupo tentou jogar viatura em espelho d'água Darcianne Diogo/CB/D.A Press
  • Viatura depredada Darcianne Diogo/CB/D.A Press

Por volta das 20h30, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), publicou uma mensagem no Twitter informando que, até o momento, ao menos 400 pessoas foram presas pelas forças de segurança. "Continuamos trabalhando para identificar todas as outras que participaram desses atos terroristas na tarde de hoje no Distrito Federal. Seguimos trabalhando para que a ordem se restabeleça", afirmou o chefe do Executivo local. 

Ataque no Congresso

A equipe do Correio flagrou momentos de tensão e de ataques ao Congresso Nacional. Encapuzados, bolsonaristas usaram paus e pedras para quebrar as vidraças que dá acesso ao Plenário. A reportagem também captou o momento em que os criminosos tentaram arrancar equipamentos de uma sala, que armazenam as imagens do circuito interno de segurança. 

No Plenário, não houve depredação. O grupo ocupou as cadeiras e cantaram o Hino Nacional. A todo momento, pediam a saída de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) do poder. 

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe…

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE