Atos antidemocráticos

Acampamentos bolsonaristas eram centro de planejamento de atos

Interventor apresentou nesta sexta-feira(27/1), o relatório sobre os atos golpistas do dia 8 de janeiro

Amanda Sales
postado em 27/01/2023 14:20 / atualizado em 27/01/2023 14:20
Ricardo Cappelli diz que acampamentos bolsonaristas foram foram um "centro de construção de planos antidemocráticos" -  (crédito: Amanda Sales/CB/D.A Press)
Ricardo Cappelli diz que acampamentos bolsonaristas foram foram um "centro de construção de planos antidemocráticos" - (crédito: Amanda Sales/CB/D.A Press)

Nesta sexta-feira (27/1), Ricardo Cappelli apresentou o relatório sobre os atos golpistas de invasão e depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e das dependências do Supremo Tribunal Federal (STF), em dia 8 de janeiro.

Durante a coletiva, o interventor federal na segurança pública do DF disse que o acampamento montado em frente ao Quartel-General do Exército após as eleições de 2022 foi centro para o planejamento dos atos antidemocráticos ocorridos na capital da República desde 12 de dezembro.

 

  • Ricardo Cappelli diz que acampamentos bolsonaristas foram foram um "centro de construção de planos antidemocráticos" Amanda Sales
  • Ricardo Cappelli diz que acampamentos bolsonaristas foram foram um "centro de construção de planos antidemocráticos" Amanda Sales

Cappelli afirmou que foram registradas 73 ocorrências policiais no acampamento, como roubos e furtos. “Foi ambiente onde circularam criminosos. Isso é comprovado pelas ocorrências policiais. E todos os eventos — do dia 12 de dezembro, da diplomação, a tentativa de explosão de bomba, de bloqueio do aeroporto — passam de uma forma ou de outra pelo acampamento. Um acampamento criminoso que perturbou a ordem pública do Distrito Federal durante os pouco mais de dois meses. Ali tinha toda uma estrutura montada numa verdadeira minicidade golpista, terrorista, montada em frente ao QG do Exército”, disse.

De acordo com o interventor, o relatório emitido pela Secretaria de Segurança Pública do DF, no dia 6 de janeiro, previa que as manifestações convocadas como “tomada do poder” ameaçavam de invasão aos prédios públicos.

Na próxima terça-feira (31/1), a intervenção Federal em Brasília acaba e o setor de segurança volta para o governo do DF, que agora conta com Sandro Avelar como novo secretário de Segurança Pública.

 

 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE