SAÚDE ANIMAL

No Ibram, tutores podem castrar cães e gatos de forma gratuita

O Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) disponibiliza 1.638 vagas para o procedimento gratuito de castração. Saiba como se inscrever para realizar a cirurgia no bichinho de estimação em diversas regiões administrativas

João Carlos dos Santos*
postado em 31/01/2023 18:52 / atualizado em 31/01/2023 22:25
 (crédito: Geovana Albuquerque/Agência Saúde)
(crédito: Geovana Albuquerque/Agência Saúde)

O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) está com vagas abertas para o programa de castração de cães e gatos. No total, são disponibilizadas 1.683 atendimentos em clínicas do Gama, Ceilândia, Samambaia, Paranoá e Vicente Pires. O serviço é adquirido por agendamento eletrônico no Agenda-DF, com abertura nesta quarta-feira (1º/2). 

O acesso do Agenda-DF é obtido apenas para quem possuir cadastro nas plataformas gov.br ou Ouvidoria do GDF. Segundo a Unidade de Gestão de Fauna (Ufau), a ação é destinada aos tutores maiores de 18 anos e moradores do Distrito Federal.

Após marcar o procedimento, será disponibilizado o comprovante de agendamento, que deve ser apresentado no momento do atendimento ao animal, junto ao comprovante de residência e identificação com foto. 

As orientações para cirurgia, conforme cada clínica, estão disponíveis para consulta no site Brasília Ambiental. A castração é gratuita, mas alguns pacientes podem precisar de anestesia inalatória, que deve ser custeada pelo tutor. A necessidade será julgada no momento da triagem e o motivo será explicado ao tutor. Outras medicações também podem ser receitadas. 

Em caso de impossibilidade do tutor comparecer à operação no horário e dia marcados, é necessário entrar em contato com a clínica com até 48 horas de antecedência. A falta acarretará em perda da vaga e impedimento de cadastro de animais para o CPF e endereço por 12 meses. É importante a colaboração dos tutores em respeitar os horários para garantir o atendimento de todos os animais.

 

Clínicas:

 

Coração Peludinho – Gama/DF

A partir das 9h. Permaneça na clínica durante a castração.

Dr. Juzo – Samambaia/DF

A partir das 8h. Não é necessário permanecer na clínica durante a castração.

PetAdote – Paranoá/DF

Felinos devem chegar entre 10h e 10h30. Cães e cadelas devem chegar de 8h às 9h30.

Animais Hospital Veterinário – Ceilândia/DF

A partir das 8h. Não é necessário permanecer na clínica durante a castração.

Animais Hospital Veterinário – Filial no Vicente Pires

A partir das 9h. Não é necessário permanecer na clínica durante a castração.

 

Orientações

1 - Apresentar cópia de sua Carteira de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação.

2 - Somente o contemplado pelo Brasília Ambiental poderá levar o animal para castração. Em caso de impossibilidade de comparecimento, pode ser solicitada outra pessoa faça o acompanhamento ao animal, no entanto, o responsável por trazer o animal deverá apresentar procuração reconhecida em cartório e cópia da identidade do procurador.

3 - No dia da castração, é necessária a assinatura de um documento que ateste a realização da castração.

4 - Apresentar cópia de comprovante de residência em nome do cadastrado, cujo endereço é
igual ao do cadastro e do Distrito Federal.

 

Lista de documentos que podem ser utilizado como comprovante de residência:

Contas de água, luz, gás, TV, internet, telefone fixo e celular; contrato de aluguel reconhecido em cartório; declaração recente de Imposto de Renda; carnês do IPTU e IPVA; contracheque emitido por órgão público; demonstrativos do INSS ou SRF; fatura de cartão de crédito; escritura de imóvel; extrato do FGTS; registro de licenciamento de veículo; termo de rescisão de contrato de trabalho; boleto de cobrança de condomínio; documento de financiamento imobiliário; boleto de mensalidade escolar; laudo de avaliação de imóvel emitido pela Caixa Econômica Federal.

 

*Estagiário sob supervisão de Patrick Selvatti

 

 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE