CLDF

Deputado distrital Rogério Morro da Cruz será líder da Maioria na CLDF

Solicitação para indicação do parlamentar foi publicada nesta sexta-feira (3/2) no Diário da Câmara Legislativa do DF. Rogério é morador de São Sebastião e tem trajetória ligada à defesa dos interesses da comunidade onde reside

Mila Ferreira
postado em 03/02/2023 13:32 / atualizado em 03/02/2023 13:33
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

O líder da Maioria já está definido na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O escolhido foi o deputado distrital Rogério Morro da Cruz (PMN). A solicitação para indicação do parlamentar foi publicada nesta sexta-feira (3/2) no Diário da Câmara Legislativa do DF. O ofício foi assinado pelo líder do Bloco “A Força da Família”, o deputado João Cardoso (Avante).

O pedido encontra respaldo no art 33-A do Regimento Interno da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Quem é Rogério Morro da Cruz

Rogério é morador de São Sebastião e tem trajetória ligada à defesa dos interesses da comunidade onde reside. Como parlamentar, tem como principais bandeiras a regularização fundiária, defesa da saúde e melhorias na condição de vida do cidadão com mais infraestruturas, segurança e educação.

Entenda as funções dos líderes

Durante as votações, cabe ao líder expressar a opinião de quem ele representa: o partido, o bloco parlamentar, o governo, a oposição, a Maioria ou a Minoria. Em geral, o líder da Maioria representa os interesses do governo, e o da Minoria, a oposição. O líder também participa do colégio de líderes — órgão que, entre outras atribuições, define a pauta de votações do Plenário.

Além de nortear a discussão e a votação de propostas, os líderes acumulam uma série de atribuições importantes. No Plenário, cabe ao líder orientar a bancada quanto ao voto; falar pela bancada no período destinado às comunicações das lideranças; e inscrever integrantes da bancada no horário destinado às comunicações parlamentares.

Nas comissões, os líderes têm a prerrogativa de encaminhar as votações e pedir a verificação do quórum para validar uma determinada votação, mesmo que não seja integrante da comissão.

Também compete aos líderes registrar os candidatos do partido ou bloco para concorrer aos cargos da Mesa Diretora; e indicar os parlamentares para compor as comissões e, a qualquer tempo, substituí-los. São eles ainda que indicam os candidatos a presidente das comissões a que tem direito seu partido/bloco.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99555-2589 na sua lista de contatos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE