ENTRE OS EIXOS DO DF

Educação patrimonial deve chegar a todos, avalia secretário de Cultura

Na segunda edição do Entre os Eixos do DF, Bartolomeu Rodrigues falou sobre a importância de levar educação patrimonial a todos os públicos, principalmente crianças, adolescentes e jovens

Darcianne Diogo
postado em 28/02/2023 18:21 / atualizado em 28/02/2023 18:24
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

À frente da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF), o jornalista Bartolomeu Rodrigues falou sobre a importância de expandir a educação patrimonial para todo o público, especialmente às crianças, adolescentes e jovens, durante a segunda edição do Entre os Eixos do DF, evento do Correio, que ocorre nesta terça-feira (28/2). O encontro tem como tema "Quem ama preserva" e reúne autoridades, especialistas e sociedade civil para discutir a educação patrimonial com a preservação de Brasília e sua cultura, monumentos, questões habitacionais, econômicas e arquitetura.

Na avaliação do secretário, a difusão do conhecimento sobre patrimônio público é uma necessidade não só do DF, mas de todo o Brasil. “Toda cidade tem a sua história. Temos que investir nas crianças. Elas precisam ter contato com aquele patrimônio, precisa tocar, pegar naquilo, ter contato. É preciso ter amor por aquilo que foi construído”, enfatiza.

Bartolomeu Rodrigues observa que manter viva a memória de um patrimônio público e preservá-lo exige mais do que falar sobre o assunto. “O governo precisa estar atento a essa questão. Se vacilamos, vai para o chão. Temos que atuar constantemente para que o patrimônio seja preservado. O GDF não tem condição de arcar com o custo do patrimônio. Se a cúpula do museu suja, temos que arcar R$ 500 mil. É muito caro. Confesso que morro de medo quando tem alguma manifestação, porque os prédios ficam expostos”, destaca Bartolomeu.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE