MANIFESTAÇÃO

Entidades promovem Ato Global pelo Clima; no DF o evento será em Ceilândia

No ano passado, 19 cidades brasileiras e mais de 100 países foram palco da mobilização. Neste ano, o tema será "Sem tempo para ecocida" e "Amanhã é tarde demais"

Aline Gouveia
postado em 01/03/2023 19:24
 (crédito: Reprodução/Instagram)
(crédito: Reprodução/Instagram)

Organizado anualmente pela entidade Fridays For Future, o Ato Global pelo Clima deste ano ocorrerá na sexta-feira (3/3) em várias cidades brasileiras e em mais de 100 países. No Distrito Federal, a manifestação será na Praça do Cidadão, em Ceilândia, às 16h. Com o tema "Sem tempo para ecocida" e "Amanhã é tarde demais", o ato vai protestar contra os ataques às políticas públicas de proteção ao meio ambiente.

Ecocídio é uma expressão referente a destruição da natureza em larga escala. No ano passado, 19 cidades brasileiras foram palco da mobilização ambientalista. No entanto, a lista das cidades que vão participar do ato deste ano ainda não foi divulgada. Segundo o movimento Jovens pelo Clima de Brasília, que organiza o evento no DF, fome e insegurança alimentar também são pautas que o ato global denuncia.

"É reiterado que, apesar do aumento da fiscalização com atividades de exploração ambiental ilegal e maior preocupação com a agenda ambiental adotada até aqui pelo novo governo Lula, é necessário o protagonismo da sociedade civil na luta contra a crise climática, uma vez que apenas os que sofrem na pele as consequências das enchentes, do desmatamento, do garimpo, dentre outros, percebem a urgência de gerar mudanças duradouras", pontua a organização.

Em todo o Brasil, socioambientalistas, povos indígenas, quilombolas, estudantes, professores, movimentos sociais e ONGs participam da mobilização. “Todas as pessoas, especialmente jovens de 14 a 25 anos, estão convidadas a somarem no Ato, bem como a construir e ingressar no Jovens pelo Clima", destaca o movimento ambientalista do DF.

Em São Paulo, a mobilização será no Vale do Paraíba e coloca em pauta a tragédia causada após as fortes chuvas no litoral norte paulista. O estado registrou 64 mortes, 1.150 desalojados e 1.290 desabrigados.  "Não queremos mais que nossa população viva com medo dos efeitos da busca desenfreada pelo lucro e pela ausência de políticas públicas que protejam e beneficiem a população… É preciso evitar que novos desastres aconteçam", diz o movimento.

Sobre o Fridays For Future

O movimento internacional Fridays For Future foi criado em 20 de agosto de 2018, pela ativista sueca Greta Thunberg. Em 2019, ela e a organização foram premiadas com o título de Embaixadores da Consciência pela organização de direitos humanos Anistia Internacional.

"O sistema capitalista continuamente coloca o lucro acima das pessoas. A ganância da corporação por mais lucro está levando à destruição dos ecossistemas e do clima. Ao mesmo tempo, as comunidades da linha de frente estão pagando o preço mais alto e são as mais afetadas pela crise climática", destaca a entidade.

O Ato Global pelo Clima também protesta contra o financiamento de projetos que utilizam combustíveis fósseis. "O financiamento fóssil do Norte Global é a causa da crise climática, da exploração neocolonial, das guerras e das violações dos direitos humanos A Agência Internacional de Energia foi muito clara: devemos acabar com o financiamento de fósseis agora para cumprir o Acordo de Paris e limitar o aquecimento global a +1,5°C", ressalta o Fridays For Future.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE