CORREIO DEBATE

"Temos que ir na origem do problema, não adianta só punir", diz advogada

Presente no evento a presidente da Comissão de Enfrentamento da Violência Doméstica da OAB- DF, Cristina Tubino falou sobre os protocolos da Justiça em casos de violência de gênero. "Um trabalho de pesquisa histórica e social", avalia

Mariana Saraiva
postado em 07/03/2023 19:10 / atualizado em 07/03/2023 19:10
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press)

A presidente da Comissão de Enfrentamento da Violência Doméstica da OAB-DF, Cristina Tubino, esteve presente no segundo painel do Correio Debate, nesta terça-feira (7/3), que abordou sobre avanços na legislação para combater a violência contra a mulher. Para ela, existe uma gama de previsões e medidas legais sobre os casos de gênero. ”Temos que ver a melhor forma de implementar e também procurar onde a lei tem falhado”, disse a advogada.

Ainda segundo Cristina, é preciso identificar a origem do problema. “Não adianta só punir, tem que prevenir antes de criar mais um projeto de lei. É um trabalho de pesquisa histórica e social”, afirmou Cristina.

A mediadora Ana Maria Campos, colunista do Correio, pontuou a importância de verificar como o júri enxerga as causas de gênero no tribunal. Segundo a jornalista, muitos advogados destroem a imagem da vítima, como forma de justificar o crime cometido pelo réu. A presidente da comissão da OAB-DF afirma que a forma em como essas vítimas são tratadas na Justiça é uma causa pertinente na pasta.

Cristina afirmou que cerca de 50% das mulheres que sofrem algum tipo de violência deixam de procurar o Judiciário e procuram a família. "Muitas não sabem dos seus direitos e acham que a Justiça não funciona”, detalhou.

Por fim, a advogada alerta sobre a importância de da visibilidade a violência contra a mulher. “Os dados sobre feminicídio só começaram a ser contabilizados em 2015. Antes, eram somados juntos com o números totais de mortos e não se abordava sobre as mulheres estarem sendo mortas pelo simples fato de serem mulheres”, concluiu Cristina.

Correio Debate

O Correio promoveu nesta terça-feira (8/2) um debate com o tema "Combate ao feminicídio: responsabilidade de todos". O seminário contou com a presença de autoridades governamentais, empresariais e acadêmicas. Divido em três painéis com temas diferentes, elas conversam sobre violência domésticas, estupro, impacto do patriarcado sobre a sociedade, medida governamentais, entre outros.

 

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade: 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE