Dia da Mulher

"Peguei o pior índice de feminicídio da história do DF", diz Celina Leão

A governadora em exercício comentou sobre os nove feminicídios registrados no DF durante evento na Câmara Legislativa

Amanda Sales
postado em 09/03/2023 11:45 / atualizado em 09/03/2023 11:45
 (crédito: Amanda Sales/CB/DA Press)
(crédito: Amanda Sales/CB/DA Press)

Durante a palestra Mulheres em Espaço de Poder, realizada pela Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), nesta quinta-feira (9/3), a governadora em exercício Celina Leão fez um comentário sobre os nove casos de feminicídio registrados no DF em 2023.

“Este ano, eu peguei o pior índice de feminicídio da história do Distrito Federal. Fui sacolejada naquilo que mais amo, que é a pauta das mulheres. Quando a lei existe e ela tá longe da aplicação, a gente precisa  perceber que o estado precisa melhorar para salvar essas mulheres”, ressalta.

De acordo com a parlamentar, das nove vítimas, quatro nunca haviam feito ocorrência alguma contra o parceiro. “Esse crime é da sociedade. Nós precisamos denunciar, é preciso perceber e avisar sobre mulheres que sofrem violência. Não é à toa que quatro dessas mulheres [vítimas de feminicídio] sequer tinham um boletim de ocorrência”, disse.

A governadora ressaltou que o feminicídio é um crime continuado que não finaliza com a morte da mulher. Ela anunciou a implementação de uma bolsa para crianças filhos de vítima de feminicídio, que será concedida até os 18 anos de idade.

“Lançamos também um aluguel social para aquelas mulheres que não conseguem sair da violência por conta da questão patrimonial e precisam se mudar. Dependendo da condição da mulher, (isso) irá ajudá-la a sair da situação de violência junto com seus filhos sem sofrer a violência patrimonial”, finaliza.

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE