Investigação

PMDF indicia policiais em atos de 8/1; major preso é convocado pela CPI

Policiais foram indiciados em inquérito aberto pela PMDF que apura negligência de policiais militares nos atos de 8 de janeiro. Entre eles, está um major preso pela PF por atuar na incitação dos atos

Pablo Giovanni
postado em 31/03/2023 14:54 / atualizado em 31/03/2023 18:23
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

A Corregedoria da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) decidiu indiciar por negligência cinco policiais militares em um dos inquéritos abertos em decorrência dos atos golpistas de 8 de janeiro, na Praça dos Três Poderes.

Entre os nomes, estão o ex-comandante do Departamento de Operações (DOP) Jorge Eduardo Naime e a coronel Cíntia Queiroz de Castro, que ocupa um cargo na Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF). Veja os indiciados.

- Coronel Jorge Eduardo Naime, ex-comandante do DOP;
- Coronel Cíntia Queiroz de Castro, atual subsecretária de Operações da SSP;
- Coronel Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues, ex-comandante do 1° Comando de Policiamento Regional do DOP;
- Coronel Paulo José Ferreira de Souza Bezerreira, ex-subchefe do DOP;
- Major Cláudio Mendes dos Santos - preso por liderar atos golpistas.

CPI

Na sessão da CPI dos Atos Antidemocráticos de quinta-feira (30/3), os deputados distritais decidiram aprovar, por unanimidade, a convocação do major Cláudio Mendes dos Santos. Ele foi preso no âmbito da Operação Lesa Pátria, da Polícia Federal, na última quinta-feira (23/3).

De acordo com a PF, ele é suspeito de atuar na incitação de atos antidemocráticos, em frente ao Quartel General do Exército, no Setor Militar Urbano. "As investigações apontam ainda que o preso teria ensinado táticas de guerrilha para os participantes do acampamento situado no QG do Exército, em Brasília", detalhou a corporação. Ele foi detido em casa, no Riacho Fundo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE