Previsão do tempo

Com nebulosidade, sábado (8/4) tem chance de chuvas e máxima de 26°C

Segundo o Inmet, as chuvas podem ocorrer principalmente na parte da tarde e da noite, com possibilidade de rajadas de ventos. A umidade relativa do ar ficará entre 55% e 95%

Júlia Eleutério
postado em 08/04/2023 09:58
 (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
(crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

Para quem planeja aproveitar este sábado (8/4), com programações ao ar livre no Distrito Federal, a recomendação é sair preparado para as possíveis chuvas ao longo do dia. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as condições do tempo indicam céu com muita nebulosidade e pancadas de chuvas, mesmo que isoladas, principalmente na parte da tarde e da noite.

A meteorologista Andrea Ramos ressalta que hoje o padrão chuvoso será mantido, assim como visto nos últimos dias na capital. “Nebulosidade está elevada na capital, podendo ocorrer chuvas isoladas ainda pela manhã”, comenta. Segundo ela, à tarde e à noite, as chances de chuvas são maiores com possibilidade de pancadas e rajadas de vento.

Em relação às temperaturas, Ramos avalia que o dia terá um clima ameno. Os termômetros devem marcar máxima no DF de 26ºC, enquanto a mínima registrada foi de 18ºC. A umidade relativa do ar ficará entre 55% e 95%.

Ainda de acordo com a meteorologista, no Domingo de Páscoa (8/4) também há chances de chuvas. “A tendência é de chover, mas com intensidade menor em relação a este sábado”, ressalta sem descartar algum ponto de chuva mais forte.

Abril debaixo d'água 

Apesar da mudança de estação em março, as chuvas continuam presentes neste mês de abril. “Estamos no outono, que é uma estação de transição, então ainda estamos com características de verão”, explica Andrea, acrescentando que o mês atual tem realmente o costume de ser chuvoso. “A partir da metade do mês já reduz mais as chuvas”, indica.

Segundo a climatologia, a quantidade de chuvas esperada para o mês de abril é de 145,2mm. Somente na primeira semana, já precipitou 30% do esperado com o registro de 44,8mm entre os dias 1° e 8 de abril. A região do Gama foi onde ocorreram mais chuvas.

Se comparado aos próximos meses, a quantidade de chuvas de abril é realmente elevada. A climatologia indica que o esperado para maio é de 26,9mm, enquanto para junho os valores caem ainda mais (3,3mm).

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE