Proteção

Efetivo de segurança terá reforço para combate às ameaças em escolas do DF

A medida faz parte do plano de segurança para as unidades de ensino após diversas ameaças de ataques nas últimas semanas

Júlia Eleutério
postado em 13/04/2023 13:48 / atualizado em 13/04/2023 13:48
A coberta de segurança será nas 1. 624 públicas e privadas, incluindo creches e também nas diversas universidades. -  (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
A coberta de segurança será nas 1. 624 públicas e privadas, incluindo creches e também nas diversas universidades. - (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

Após diversas ameaças de ataques nas escolas e universidades do Distrito Federal, as secretarias de Segurança Pública e de Educação apresentaram, nesta quinta-feira (13/4), plano de segurança para as unidades de ensino. Entre as medidas, estão a otimização do efetivo com reforço especial ao Batalhão Escolar da capital, além de professores e diretores que vão receber orientações de protocolo para agirem em situações de perigo.

As ações foram anunciadas pelo secretário de segurança pública, Sandro Avelar, e pela secretária de educação, Hélvia Paranaguá. Outras medidas envolvem a contratação de pessoal para serviço temporário, um canal de denúncias para os casos e o efetivo do Detran-DF e do Corpo de Bombeiros auxiliando as polícias no combate às ameaças. As pastas também pontuaram a necessidade de atenção dos pais com os filhos.

"Estamos fazendo um trabalho juntos para transmitir a todos, principalmente a comunidade escolas, a segurança", ressaltou Avelar. Segundo o secretário, o governador Ibaneis Rocha (MDB) determinou que seja feito tudo para garantir a segurança, incluindo buscar recursos para que tenha o efetivo suficiente para realizar esse trabalho. "É preciso que os pais saibam o que os filhos estão fazendo e, principalmente, o que os filhos estão portando. Esse controle começa dentro das nossas residências e das nossas famílias", destaca.

Direcionando a fala aos pais, a secretária de educação pediu para que não deixem de levar os filhos às escolas, pois o trabalho de segurança está sendo feito. "Você, pai e mãe, olhem para os filhos, acompanhem, chequem os celulares deles e as mochilas antes de irem às escolas", ressaltou. A cobertura de segurança será nas 1.624 escolas públicas e privadas, incluindo creches e diversas universidades.

A coletiva para falar sobre o plano de segurança para as escolas do DF ocorreu no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). A reunião para anúncio de medidas contou com a presença de representantes das forças de segurança e educação da capital como o Comandante-geral da PMDF, Coronel Klepter; a Comandante-geral do CBMDF, Coronel Mônica Mesquita; o Diretor-geral do Detran-DF, Marcelo Portela e o Delegado-Geral adjunto da PCDF, Benito Tiezzi.

Canais de denúncia:

pcdf.df.gov.br delegacia eletrônica
E-mail: denuncia197@pcdf.df.gov.br
WhatsApp: (61) 98626-1197
Telefone: 197 opção 0
Emergência: 190
Batalhão Escolar: (61) 99968-8950

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE