Paralisação

Ibaneis determina que PGDF entre com ação contra greve de professores

A categoria paralisou nesta quinta-feira (4/5), com reivindicações de melhores salários e reestruturação da carreira do magistério público

Naum Giló
Pablo Giovanni
postado em 04/05/2023 20:41 / atualizado em 04/05/2023 20:44
 (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), determinou, nesta quinta-feira (4/5) que a Procuradoria-Geral do DF (PGDF) entre na justiça contra a greve dos professores da rede pública, iniciada nesta data, com adesão de boa parte das instituições. A medida contra a paralisação foi confirmada ao Correio por fontes do governo.

Na terça-feira (2/5), os professores se reuniram com o secretário de Planejamento, Orçamento e Administração do DF, Ney Ferraz, e com a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, para negociações, mas o encontro não foi suficiente para impedir o movimento.

A categoria alega que, mesmo com o aumento dos salários dos servidores, sancionado pelo governador nesta semana, o vencimento da categoria ainda estaria abaixo do piso nacional da educação. O Sindicato dos Professores (Sinpro-DF) afirma que está aberto a negociações. "O fim dela [greve] está nas mãos do governador", afirmou Samuel Fernandes, diretor da entidade, na ocasião.O aumento anunciado pelo GDF é de 18%, dividido em três parcelas anuais de 6%.

Além do incremento nos salários, os professores do DF também reivindicam reestruturação da carreira, com incorporação de gratificações.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação