Etarismo

Imobiliária pede laudo de sanidade mental para locar imóvel para idosa

Aria Lia da Conceição Alves procurou uma imobiliária e nos documentos para o contrato de locação se deparou com a exigência de um atestado de sanidade mental

Mariana Saraiva
postado em 13/07/2023 21:51 / atualizado em 14/07/2023 10:17
Dona Lia foi impedida de alugar apartamento para neta sem apresentar laudo de sanidade mental

 -  (crédito: Reprodução/Redes Sociais)
Dona Lia foi impedida de alugar apartamento para neta sem apresentar laudo de sanidade mental - (crédito: Reprodução/Redes Sociais)

Uma idosa de 74 anos encontrou empecilhos para alugar um apartamento em Taguatinga, no Distrito Federal, por causa da idade. Maria Lia da Conceição Alves afirma que a imobiliária procurada por ela pedia, entre os documentos de praxe, um atestado de sanidade mental. A exigência a indignou. 

Em conversa por aplicativo de mensagens, a aposentada buscava informações sobre a documentação necessária para alugar um apartamento para a neta. E foi informado que a idade máxima para a locação é de até 65 anos. Se caso quisesse prosseguir com contrato, ela deveria apresentar um laudo, expedido por um médico.

  • Material cedido ao Correio
  • Material cedido ao Correio

Dona Lia conta nunca ter vivido uma situação como essa na vida. “Isso nunca aconteceu comigo e fiquei decepcionada, humilhada. Isso é preconceito impedindo uma pessoa que tem condições financeiras e condições mentais de alugar um imóvel”, diz a aposentada.

Maria relata que ter encontrado outra imobiliária e a primeira coisa que perguntou foi sobre a idade. “Eles sequer me perguntaram minha idade e já terminamos os procedimentos, minha neta vai pegar a chave e ela vai se mudar.”

A advogada Raquel Braga, conta que segundo o estatuto do idoso, a pessoa idosa tem direito à moradia digna como qualquer pessoa. “Um absurdo isso, reflete o preconceito referente ao etarismo em nosso país”, comenta.

Nossa reportagem procurou a imobiliária, mas até o momento não conseguiu retorno. O espaço continua aberto para manifestações. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação