Uma reviravolta fará com que o reajuste das forças de segurança do Distrito Federal entre na folha de pagamento de julho, com os policiais militares, civis e bombeiros recebendo a primeira parcela, de 9%, em agosto.
A folha de pagamento das três forças fechou previamente na sexta-feira (14/7). Com isso, os policiais e bombeiros já esperavam que a primeira parcela só caísse na conta em setembro. No entanto, a ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, fez um esforço para que a Medida Provisória (MP) fosse assinada e os valores fossem depositados a partir de agosto. O restante cairá em 1° de janeiro de 2024.
O governo argumentou que não publicou o PLN na sexta-feira porque só havia recebido o projeto de volta do Congresso Nacional no final da noite de quinta-feira (13/7). Os servidores fecharam os cálculos para que fosse à sanção do presidente sem erros. A reportagem apurou que o desejo era que fosse sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Como Lula está em agenda internacional na Bélgica, não haveria mais tempo para esperar. O texto, então, foi assinado na manhã desta terça pelo presidente em exercício Geraldo Alckmin (PSB).
No entanto, haverá uma celebração sobre a sanção da MP na sexta-feira (21/7), com policiais civis, militares e bombeiros. Até lá, Lula terá retornado de viagem. O evento deverá ocorrer às 15h, no Palácio do Planalto. As forças de segurança do DF são mantidas pelo Fundo Constitucional do DF (FCDF).
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.