FEBRE MACULOSA

Criança teria pego febre maculosa após brincar às margens do Paranoá

A criança precisou ficar cinco dias internada em um hospital privado de Brasília, onde o primeiro teste feito deu positivo para a febre maculosa

A doença pode ser mortal e é transmitida pelo carrapato-estrela. No caso da criança, a Secretaria de Saúde ainda faz testes para se certificar do diagnóstico -  (crédito: Jerry Kirkhart/Wikimedia)
A doença pode ser mortal e é transmitida pelo carrapato-estrela. No caso da criança, a Secretaria de Saúde ainda faz testes para se certificar do diagnóstico - (crédito: Jerry Kirkhart/Wikimedia)
Mariana Saraiva
postado em 11/09/2023 18:24 / atualizado em 11/09/2023 20:44

Uma criança teria pego febre maculosa após ser picada por carrapato enquanto brincava em um jardim às margens do Lago Paranoá. De acordo com informações obtidas pelo Correio a suspeita do diagnóstico foi precoce e o tratamento com antibiótico foi iniciado imediatamente, mesmo antes do resultado laboratorial sair.

A criança precisou ficar cinco dias internada em um hospital privado de Brasília, onde o primeiro teste feito deu positivo para a febre maculosa. A instituição privada contou ao Correio que a criança já está em casa e bem, sendo acompanhada pela equipe da Secretária de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). O hospital enviou as amostras de testes da paciente para a diretoria de vigilância epidemiológica da SES-DF, que vai testar outra vez o material e confirmar se ela foi realmente infectada pelo carrapato.

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que oficialmente não há confirmação do caso de febre maculosa no DF. “A pasta esclarece que a unidade particular não realizou a notificação da paciente em questão no Sistema de Informações, como preconiza a regulamentação sobre o assunto", relata a pasta.

Casos


O DF não tem registro de febre maculosa confirmado desde 2019


2012 - 1

2013 - 1

2016 - 2

2019 - 1

*informações da SES-DF 

* Reportagem feita com a colaboração do estagiário João Carlos Silva, sob a supervisão de Hylda Cavalcanti

 

 

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação