PELE

Tome cinco cuidados com a maquiagem de carnaval

Médica explica como proteger a pele de danos que alguns produtos podem causar nesta época do ano

Durante o Carnaval, é preciso cuidado com o uso dos produtos de maquiagem (Imagem: Kleber Cordeiro | Shutterstock) -  (crédito: EdiCase - Beleza -> Revista)
Durante o Carnaval, é preciso cuidado com o uso dos produtos de maquiagem (Imagem: Kleber Cordeiro | Shutterstock) - (crédito: EdiCase - Beleza -> Revista)
EdiCase
postado em 30/01/2024 15:21 / atualizado em 30/01/2024 15:23

Brilho, purpurina e muita animação! Essa é a atmosfera contagiante que envolve muitos foliões nesta época do ano, afinal, o Carnaval é sinônimo de alegria e festa. Além dessa empolgação, é crucial não negligenciar os cuidados com a hidratação corporal, manter a ingestão controlada de bebidas alcoólicas e priorizar o uso de protetor solar, especialmente se a celebração acontecer ao ar livre.

Da mesma forma que nos atentamos ao que bebemos ou comemos, avaliar minuciosamente o que vai aderir à nossa pele é fundamental, como maquiagem, que ajudarão a compor o look, como explica Camila Reis, dermatologista e professora do curso de Medicina da Faculdade Pitágoras.

"Entre os itens mais comuns que compõem as fantasias está o brilho, mas vale lembrar que nem todos são apropriados para aplicação na pele. Antes de adquirir um produto ou pegar emprestado de uma amiga, verifique se o fabricante é de laboratório confiável, a validade e se fará uso de acordo com a finalidade indicada na descrição", destaca. 

Irritações, coceiras e infecções são alguns dos danos que podem sofrer a pele sob uso indiscriminado de cosméticos, além de queimaduras e até cegueira. Por isso, confira algumas dicas da dermatologista sobre o uso de brilhos e demais cosméticos na pele durante o Carnaval!

1. Onde encontrar

Papelaria não é loja de cosméticos. Logo, para enfeitar a pele e brilhar sem medo, adquira o produto em lojas indicadas para este fim.

2. De olho na validade

Utilizar maquiagens vencidas pode causar danos significativos à saúde, especialmente se você tiver algum tipo de dermatite ou doença dermatológica ainda não identificada. Portanto, lembre-se de que o tempo aqui é presente, então nada de glitter ou sombra de outros carnavais.

Mulher com toalha na cabeça passando creme no rosto em frente a um espelho
Limpar e proteger o rosto é o primeiro passo para a maquiagem de Carnaval (Imagem: fizkes | Shutterstock)

3. Pele limpa e protegida

Lavar bem o rosto e aplicar protetor solar é o primeiro passo para que a maquiagem dure e não cause danos à sua pele. Após a folia, a limpeza da região que recebeu os enfeites é indispensável também. 

4. Incomodou, tirou

Sentiu arder ou coçar? Retire na mesma hora a aplicação feita na região afetada e lave bem com água corrente, se possível. Se a pele já deu o sinal, não insista. 

5. Melhor passar longe

Queimaduras podem ocorrer no contato com sprays de espuma e alimentos cítricos, como picolés ou bebidas que contenham limão, caju ou tangerina, por exemplo. 

Por Camila Souza Crepaldi

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

-->