
Antes de sua participação no CB Debate: Entre os Eixos do DF, que ocorre nesta quarta-feira (18/12), o consultor tributário e ex-secretário da Receita Federal Everardo Maciel comentou sobre a importância do evento para defender o Fundo Constitucional (FCDF).
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
“O Correio Braziliense tem sido um baluarte no enfrentamento das tentativas de inviabilizar o Fundo Constitucional, fazendo uma campanha consistente, muito bem fundamentada e recorrendo ao depoimento de pessoas que estão habilitadas e com o conhecimento necessário para tratar a matéria”, elogiou.
De acordo com Everardo, um possível corte no FCDF seria desastroso para a capital do país. “O impacto, evidentemente, seria nas áreas de educação, saúde e segurança pública, porém, não ficaria restrito a essas áreas. Isso porque, com o enfraquecimento nas fontes de financiamento dessas áreas, outras também serão afetadas, por um processo de contaminação”, alertou.
Segundo o consultor tributário, a proposta do governo federal de que o corte poderia ser compensado com o aumento da arrecadação é uma “fantasia”. “A arrecadação não tem nada a ver com o corte do FCDF. Rigorosamente falando, ele não tem nenhum significado para o controle de gastos federal, entretanto, é extremamente relevante para o DF”, afirmou.
O que é?
O Fundo Constitucional do Distrito Federal é um recurso da União repassado anualmente para o DF, com o objetivo de custear a saúde, a segurança pública e a educação na capital do país. Em vigor desde 2002, a verba é calculada de acordo com a Receita Corrente da União (RCL).