Gripe Aviária

Visitantes se frustram com Zoológico fechado nesta sexta-feira (13/6)

Visitantes relatam ao Correio o sentimento de decepção ao encontrarem os portões do Zoo de Brasília fechados, ainda que entendam a seriedade da razão de o parque estar interditado

O Jardim Zoológico de Brasília estava com a reabertura programada para esta sexta-feira (13/06), entretanto, visitantes foram pegos de surpresa após encontrarem os portões fechados pela manhã. O motivo: uma nova suspeita de gripe aviária no local, conforme o Correio divulgou.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular?

Aline Muniz, de 50 anos, estava esperançosa para visitar e apresentar o zoológico a sua irmã pela primeira vez. “Eu fiquei desapontada. Minha irmã veio de João Pessoa de viagem e achei interessante trazer ela aqui”, comentou. Apesar da situação um pouco assustadora, ela afirmou que acredita no potencial da equipe do zoológico. “Acredito que o zoológico tem profissionais bem responsáveis que vão conseguir conter isso aí”, complementou. 

Foto: Luiz Fellipe Alves/CB/DA Press - As irmãs perderam a oportunidade de visitar o zoológico pela primeira vez.

Assim como Aline e sua irmã Érica, a dupla de pesquisadores americanos, Donna Garrou e Larry Nemetz, também foram pegos de surpresa. Eles relataram que vieram para Brasília ver e estudar os pássaros do Zoológico. “Queríamos ver os animais nativos, estamos muito decepcionados por não podermos vê-los”, disse Donna. Por sua vez, o veterinário de pássaros afirmou que seria maravilhoso ver as espécies nativas. “Seria incrível ter essa oportunidade de ver o zoo de Brasília. Ouvimos muito sobre ele”, afirmou Larry.

Foto: Luiz Fellipe Alves/CB/DA Press - Os pesquisadores norte-americanos ficaram decepcionados ao encontrar o zoológico fechado

Relembre

Há pouco mais de uma semana, a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF) confirmou o quadro de gripe aviária em um irerê encontrado morto dentro do zoológico. Desde então, o parque ficou fechado para monitoramento. 

Passado o período de quarentena, a reabertura do parque estava prevista para a manhã desta sexta-feira (13/06), entretanto, na tarde da última quinta, a Seagri identificou mais um caso suspeito, desta vez, em um emu — ave de origem australiana — que apresentou sintomas neurológicos compatíveis à doença. O animal precisou passar pelo processo de eutanásia para manter a segurnaça dos outros animais do recinto. 

Cristiano Barros, professor de agronomia e medicina veterinária da Universidade de Brasília (UnB), explica que os sintomas neurológicos são de fácil percepção. “Podem incluir eventos como paralisia, tremores, dificuldade de se manter em pé e de se levantar. Alterações no voo, pescoço torto, posição de asa caída, fraqueza”, disse. 

Além disso, ele ressalta as medidas que devem ser tomadas se apresentado algum caso suspeito. “Procedimentos como a interdição de locais afetados, proibição da circulação de pessoas e veículos, a implantação de barreiras  para evitar a circulação de animais”, comentou. A Seagri possui canais oficiais para a denúncia desses casos, são eles:

E-mail: falecomadefesa@seagri.df.gov.br

Telefone/WhatsApp: (61) 99154-1539”

Em nota, a pasta ainda afirma que novos canais estão sendo estruturados. “Estamos trabalhando em uma página exclusiva com informações atualizadas e orientações específicas sobre a gripe aviária, com o objetivo de facilitar o acesso da população e da imprensa a dados confiáveis e atualizados”. O novo caso ainda está sendo investigado.

*Estagiário sob a supervisão de Patrick Selvatti

 

Mais Lidas

Foto: Luiz Fellipe Alves/CB/DA Press - Os pesquisadores norte-americanos ficaram decepcionados ao encontrar o zoológico fechado
Foto: Luiz Fellipe Alves/CB/DA Press - As irmãs perderam a oportunidade de visitar o zoológico pela primeira vez.