Entenda os serviços

Entenda a rede

Centros de Atenção Psicossocial (Caps)

Compõem a Raps (Rede de Atenção Psicossocial), funcionam como clínicas públicas voltadas ao atendimento de pessoas com transtornos mentais moderados e graves, bem como aqueles com sofrimento psíquico decorrente do uso prejudicial de álcool e outras drogas. As equipes atuam de forma interdisciplinar, articulando-se com a rede de atenção e os recursos do território.

Unidades de Acolhimento

Atuam com o objetivo de dar suporte aos usuários  e familiares que passam pela internação em Caps álcool e outras drogas. O período máximo de internação

é de 90 dias

Residências Terapêuticas

São moradias implantadas pelo poder público e destinadas a pessoas com transtornos mentais graves que não precisam mais de internação, necessitam ser cuidados 24h, mas perderam o suporte familiar ou social.

Comunidades Terapêuticas

São casas particulares que podem se conveniar com o poder público. Oferecem apoio e tratamento a dependentes de drogas e álcool. Não são clínicas, mas locais de acolhimento voluntário em um ambiente de apoio, mas sem equipe multiprofissional. No Brasil, OnGs e igrejas oferecem esse modelo com cunho espiritual-religioso.

  • Google Discover Icon
Por
postado em 28/09/2025 06:00
x