Primeira deputada distrital preta em 30 anos de Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Jane Klebia (Republicanos) participou do CB.Debate nesta quarta-feira (19/11) e falou sobre a importância de políticas públicas afirmativas para a população negra.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
“Eu sou mulher preta de periferia. Minha mãe tinha uma fé absurda na educação”, disse a parlamentar, que já foi delegada de polícia e professora de geografia, entre outras formações. Dra. Jane, como é conhecida devido ao cargo de delegada, atribuiu o sucesso de sua carreira às oportunidades conquistadas por meio da educação.
A deputada acredita que o Estado pode atuar para oferecer mais oportunidades à população negra. "São políticas públicas afirmativas que precisam existir para fazer justiça conosco. É uma obrigação que o Estado tem. Nós vivemos quase 400 anos de escravidão e depois saímos da senzala para a favela, sem qualquer oportunidade", enfatizou. "O que separa a população negra do resto do mundo não é a falta de inteligência ou capacidade, é a falta de oportunidade", completou.
CB.Debate
O Correio Braziliense realiza, nesta quarta-feira (19/11), a partir das 14h, o evento Histórias de consciência: mulheres em movimento, com o objetivo de ampliar a valorização do protagonismo de mulheres negras.
