Caso Master/

Presidente do BRB convoca acionistas para mudar Conselho Administrativo

Além das mudanças de dirigentes, há um plano de capital que prevê aporte financeiro do GDF para socorrer o banco

Acionistas do banco foram convocados para uma Assembleia Geral Extraordinária para discutir as mudanças -  (crédito: Divulgação)
Acionistas do banco foram convocados para uma Assembleia Geral Extraordinária para discutir as mudanças - (crédito: Divulgação)

O BRB — Banco de Brasília S.A convocou acionistas e avisou ao mercado em geral sobre a Assembleia Geral Extraordinária, marcada para 5 de fevereiro de 2026, às 10h. Na pauta, a destituição de dois integrantes do Conselho Administrativo. Em 19 de fevereiro, ocorrerá outra assembleia para eleger os substitutos. O comunicado foi assinado, na noite de terça-feira, pelo presidente do banco, Nelson de Souza.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

O BRB informou ainda que recebeu oficialmente da governadora em exercício, Celina Leão, as indicações para a nova composição do conselho. O banco está repassando aos investidores os nomes e os currículos dos indicados.

O acionista controlador, no caso o GDF, fez as seguintes indicações: Edison Garcia para a presidência do conselho no lugar de Marcelo Talarico, que se negou a renunciar ao mandato. Garcia é presidente da CEB Holding desde 2019. Joaquim Lima de Oliveira foi indicado em substituição a Luis Fernando de Lara Resende; e Sérgio Ricardo Miranda Nazaré para ocupar uma cadeira que já estava vaga. 

 Reforço financeiro

Em meio às apurações de possível prejuízo em consequência de operações com o Banco Master, o BRB informou que "tem pronto um plano de capital", e que, entre as opções de emergência, prevê aporte direto de recursos do controlador da instituição, no caso, o Governo do Distrito Federal. O BRB afirmou que o Palácio do Buriti já "sinalizou com essa possibilidade". O Banco de Brasília acrescentou que há outros instrumentos que também possibilitam a recomposição do capital do banco.

Possíveis prejuízos em função da compra de carteiras do Banco Master ainda estão em apuração pelo Banco Central e pelo escritório de advogados Machado e Meyer com suporte técnico da Kroll. Mas o BRB reforça que "permanece sólido, operando normalmente e assegurando todos os serviços financeiros, incluindo crédito, investimentos e atendimento em canais digitais e presenciais".

Bloqueio de bens

A segunda fase da Operação Compliance Zero, deflagrada na manhã de ontem, reacendeu as expectativas do BRB de não levar calote nas operações com carteiras de crédito do Master. O Banco de Brasília afirmou que o bloqueio de bens dos ex-dirigentes do Master "amplia as chances de devolução dos recursos ao BRB, fortalecendo as medidas de recuperação."

Na segunda-feira, houve uma reunião com o liquidante do Master. "Avançando nas tratativas para reaver recursos que pertencem à instituição", informou o BRB.

Operação da PF bloqueou R$ 5,7 bilhões em bens e valores e cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços de Daniel Vorcaro e de familiares dele. Também foram alvos da operação o empresário e investidor Nelson Tanure, Maurício Quadrado, ex-sócio do Master, e João Carlos Mansur, ex-presidente e fundador da gestora de fundos Reag Investimentos.

 


  • Presidente do BRB, Nelson de Souza convocou assembleia
    Presidente do BRB, Nelson de Souza convocou assembleia Foto: Nelson Souza/Agência Brasília
  • Dinheiro vivo encontrado em um dos endereços da família de Vorcaro
    Dinheiro vivo encontrado em um dos endereços da família de Vorcaro Foto: Divulgação/PF
  • Armas apreendidas na segunda fase da Operação Compliance Zero, sobre as fraudes do Banco Master
    Armas apreendidas na segunda fase da Operação Compliance Zero, sobre as fraudes do Banco Master Foto: Divulgação/PF
  • Relógios de luxo recolhidos em um dos endereços nos quais foram cumpridos os mandados de busca
    Relógios de luxo recolhidos em um dos endereços nos quais foram cumpridos os mandados de busca Foto: Fotos: Divulgação/PF
  • Trocas no alto escalão do BRB devem acontecer até sexta (9/1)
    Trocas no alto escalão do BRB devem acontecer até sexta (9/1) Foto: Reprodução/Adriano Machado
  • Instituição portuguesa cancela parceria com o Banco de Brasília, depois de auditoria
    Instituição portuguesa cancela parceria com o Banco de Brasília, depois de auditoria Foto: Ed Alves/CB
  • Google Discover Icon
postado em 15/01/2026 07:00
x