carnaval

Galinho de Brasília freva rumo ao Hexa nesta segunda-feira de carnaval

Trio elétrico, passistas, orquestra e o tradicional Trenzinho da Alegria fazem a festa da criançada

Diretoria do bloco Pintinho  -  (crédito: Laezia/CB/DA Press)
Diretoria do bloco Pintinho - (crédito: Laezia/CB/DA Press)

Por: Laezia Bezerra - Especial para o Correio

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

Tradição em Brasília, e com programação infantil gratuita, o bloco Galinho de Brasília anima a criançada nesta segunda (16/2), com muito frevo e cortejo, no estacionamento da Matriz da Caixa Econômica

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Criado por amigos pernambucanos inspirados no lendário Galo da Madrugada, o Galinho arrasta foliões há mais de 30 anos e se consolidou como um dos desfiles carnavalescos mais tradicionais da capital federal. A cada edição, o bloco transforma a cidade em um verdadeiro pedaço do Recife, com muito frevo, fantasias coloridas, sombrinhas rodopiando e um público diverso, formado por crianças, jovens, adultos e idosos.

A festa nesta segunda, no Setor de Autarquias Sul, e começou às 9h, com o Pintinho de Brasília, versão infantil do bloco com banda especial para a criançada . À tarde, a partir das 15h, o cortejo do Galinho reúne músicos, passistas e foliões em um grande baile a céu aberto.

Trio elétrico, instrumentos de sopro, passistas e orquestra também vão garantir o clima de folia. Entre as atrações que não podem faltar estão os passistas de frevo, o tradicional Trenzinho da Alegria com personagens e os bonecos gigantes, que ajudam a colorir o desfile e encantam foliões de todas as idades.

O cortejo conta ainda com a Orquestra do Galinho, sob a regência do maestro Fabiano Medeiros, da Orquestra Popular Marafreboi.

  • Adriana de Jesus e Igor Chaves com as filhas Maria Antônia (8) e Maria Sofia de Jesus (6)
    Adriana de Jesus e Igor Chaves com as filhas Maria Antônia (8) e Maria Sofia de Jesus (6) Laezia/CB/DA Press
  • Heitor Brasil, 9, morador de Taguatinga Norte estava muito animado para a folia do Pintinho
    Heitor Brasil, 9, morador de Taguatinga Norte estava muito animado para a folia do Pintinho Laezia/CB/DA Press
  • Trenzinho da Alegria foi uma das grande atrações para as crianças
    Trenzinho da Alegria foi uma das grande atrações para as crianças Laezia/CB/DA Press
  • Lorenzo Costa saiu cedo de casa para aproveitar a folia
    Lorenzo Costa saiu cedo de casa para aproveitar a folia Laezia Bezerra/CB/DA Press

O presidente do Galinho de Brasília, Romildo de Carvalho Junior, destaca que o tema deste ano reforça o espírito festivo e popular do bloco. “Estamos em uma briga familiar, o pintinho criou asas e resolveu voar, alçando voo próprio, mas é um momento de muita alegria, onde percebemos que essa inovação deu certo e nosso objetivo é transformar esses foliões mirins em foliões do Galinho mais tarde, preservando a cultura do frevo, que é um patrimônio do Brasil", disse.

Mirian Brasiel, diretora do Pintinho, destacou que "o pintinho é filho do galinho e nasceu de um sonho de um especial para as crianças, onde tudo foi pensado para que elas pudessem ter contato com a cultura".

As irmãs Maria Antônia Jesus, de 8 anos e Maria Sofia de Jesus, de 6, curtiram bastante a folia no Pintinho ao lado dos pais, Igor Chaves e Adriana de Jesus. "Estou me divertindo bastante e quero ficar até o final para aproveitar todas as brincadeiras", disse Maria Antônia.

Lorenzo Costa Neves, 10 anos, mora da Cidade Ocidental e chegou bem cedo para curtir o frevo do Pintinho.

"Estou adorando e bastante eufórico para andar no trenzinho. Essa é a segunda vez que venho pular o carnaval e pretendo fazer isso todos os anos".   

Heitor Brasil, 9 anos, saiu cedinho de Taguatinga Norte para curtir o segundo dia de carnaval, nesta segunda-feira (16/2).

"Aproveitei a festa ontem e hoje já estou na folia novamente para não perder nenhum momento do carnaval", frisou.

CB.Folia

Realizada pelo Correio Braziliense, a 9ª edição do Prêmio #CBFolia 2026 se consolida como o principal tributo à criatividade e à diversidade do carnaval do Distrito Federal. A avaliação é feita por uma Comissão Julgadora composta por profissionais experientes de jornalismo.

O público também participa na categoria Melhor Bloco de Rua — Voto Popular, com direito a um voto por pessoa, mediante uso obrigatório de um e-mail Gmail, garantindo a transparência do processo. Além disso, leitores podem enviar fotos para concorrer nas categorias de Melhor Fantasia Adulto e Infantil, avaliadas pelo júri técnico.

A votação é democrática e ocorre exclusivamente pelo site oficial: carnaval.correiobraziliense.com.br/2026.

 


  • Google Discover Icon
postado em 16/02/2026 18:56
x