A campanha Agosto Dourado terá um momento especial neste domingo (23/8), com a realização do “Mamaço 2026”. O Sesi Lab vai receber, das 10h às 12h, mulheres, bebês, famílias, profissionais de saúde e a sociedade em geral para uma manhã dedicada à informação, ao acolhimento e à valorização da amamentação.
A programação vai contar com a exposição fotográfica “Do Mamá ao Papá: a jornada da alimentação saudável”, além de espaços para registros, atividades culturais para famílias e bebês e orientações de profissionais de saúde sobre aleitamento materno.
Benefícios
O leite materno é considerado o alimento padrão-ouro para os bebês. Além de ser rico em nutrientes e anticorpos, contribui para o fortalecimento do sistema imunológico e protege contra infecções e alergias. A amamentação também está associada à redução do risco de doenças crônicas ao longo da vida, como hipertensão, diabetes e obesidade.
O aleitamento materno também favorece o desenvolvimento cognitivo e fortalece o vínculo entre mãe e bebê. Durante o Agosto Dourado, são intensificadas as ações de promoção, proteção e apoio à amamentação. A mobilização reforça que amamentar é uma responsabilidade compartilhada e depende de uma rede de apoio acolhedora para as mães e suas famílias.
No Distrito Federal, a rede de apoio à amamentação conta com 14 bancos de leite humano e sete postos de coleta. Os espaços oferecem suporte às famílias e contribuem para que recém-nascidos vulneráveis tenham acesso ao leite humano doado, com qualidade e segurança.
As equipes multiprofissionais orientam as mães sobre o manejo da amamentação e orientam a prevenção e o tratamento de dificuldades como ingurgitamento mamário, fissuras e problemas na pega. O trabalho contribui para o estabelecimento e a manutenção do aleitamento materno.
Os endereços, horários de funcionamento e demais informações sobre os bancos de leite humano e postos de coleta estão disponíveis no portal Amamenta Brasília. O atendimento é gratuito e não necessita de agendamento.
Serviço
Mamaço 2026 – Agosto Dourado
Data: domingo (23 de agosto)
Local: Sesi Lab – Setor Cultural Sul, Lote 1, ao lado da Rodoviária do Plano Piloto
Horário: das 10h às 12h
