A Administração Espacial Nacional da China (CNSA) divulgou novas imagens tiradas pelo primeiro rover Zhurong, que está em Marte. Registros que, segundo a agência de notícias estatal Xinhua, significam “o sucesso total” da primeira missão do tipo.
As imagens incluem o panorama do local de pouso, a paisagem marciana e uma selfie do rover com a plataforma de pouso e a bandeira chinesa ao fundo. A panorâmica de 360 graus foi construída a partir de uma série de imagens que a câmera de navegação da sonda capturou, mostrando a área plana ao redor do local de pouso e o horizonte de Marte.
O rover capturou a paisagem marciana depois que pousou na superfície. E a imagem mostra que a área próxima é relativamente plana e repleta de rochas de cores claras de vários tamanhos e com bordas de superfície lisas.
Zhurong também usou uma câmera separável para tirar uma selfie. Ao lado, aparece a bandeira nacional da China desfraldada da plataforma de pouso. O equipamento, originalmente instalado na parte inferior da sonda, foi liberado a 10m ao sul da plataforma e capturou o vídeo do rover retornando à plataforma. A câmera usou um sinal sem fio para transmitir as fotos e vídeos para Zhurong, que os enviou à Terra através do orbitador.
A missão Tianwen-1 da China, que consiste em um orbitador, um módulo de pouso e um rover, foi lançada em 23 de julho de 2020. O robô chinês chegou a Marte em meados de maio para estudar o solo e a atmosfera do planeta em uma missão de três meses.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.