TURISMO ESPACIAL

Missão Inspiration4, primeiro voo ao redor da Terra só com civis, é lançada

Os quatro tripulantes, todos sem experiência profissional em realizar viagens especiais, já estão sozinhos na órbita da Terra, onde ficarão por cerca de três dias

Talita de Souza
postado em 15/09/2021 21:19 / atualizado em 15/09/2021 21:58
 (crédito: Youtube/Reprodução)
(crédito: Youtube/Reprodução)

A missão Inspiration4 já está no ar — literalmente. O lançamento do foguete Falcon 9 foi feito com sucesso por volta das 21h desta quarta-feira (15/9), na plataforma 39A do Centro Kennedy da Nasa, na Flórida. Os quatro tripulantes, todos sem experiência profissional em realizar viagens especiais, já estão sozinhos na órbita da Terra, onde ficarão por cerca de três dias. Confira a preparação e a decolagem:

Todos os estágios para chegarem até a órbita ocorreram com sucesso e foi comemorado com palmas e gritos pela equipe da Space X que acompanhava o lançamento. Agora, a tripulação percorrerá por pouco mais de duas horas para chegar até a distância almejada da Terra, que é de 575 quilômetros. A essa distância, a nave irá completar, por três dias, cerca de 15 voltas em torno do planeta. 

Em todo tempo em que estiverem em órbita, os quatro integrantes terão sono, frequência cardíaca, sangue e habilidades cognitivas monitorados. Depois de três dias longe do solo, os quatro viajantes começarão a descida e pousarão em “algum lugar na costa da Flórida”. Paraquedas anexados na nave ajudarão no pouso.

Esta é a primeira vez na história em que uma missão especial está sendo feita integralmente, por civis, sem astronautas profissionais a bordo. Gerenciada pela empresa Space X, do bilionário Elon Musk, a empresa sai na frente na corrida pelo turismo espacial

Veja imagens do lançamento:

 

Lançamento da Inspiration4
Lançamento da Inspiration4 (foto: Youtube/Reprodução)

Lançamento da Inspiration4
Lançamento da Inspiration4 (foto: Youtube/Reprodução)

Lançamento da Inspiration4
Lançamento da Inspiration4 (foto: Youtube/Reprodução)

Lançamento da  Inspiration4 foi feito com êxito. Tripulantes se encaminham para a órbita
Lançamento da Inspiration4 foi feito com êxito. Tripulantes se encaminham para a órbita (foto: Space X)

Conheça os tripulantes

Jared Isaacman
O fundador da empresa de processamento de pagamentos Shift4 Payment e piloto profissional é o grande responsável pela Inspiration4. Ele pagou pela viagem, um custo não revelado, mas que está estimado por especialistas em dezenas de milhões de dólares.
Em uma reportagem concedida a um documentário sobre a missão feito pela Netflix, ele se diz empolgado mas que sabe que há riscos. “O risco não é zero. Você está viajando em um foguete a 17.500 milhas (28 mil quilômetros) por hora ao redor da Terra. Nesse tipo de ambiente, há riscos”, declarou.

O empresário estimula outros a apostarem no turismo espacial. “Em toda história da humanidade, menos de 600 seres humanos chegaram ao espaço (…) Estamos orgulhosos de que nosso voo ajude a influenciar todos aqueles que viajarão depois de nós”, declarou Isaacman.

Jared é o comandante da tripulação e ofereceu as outras três vagas a desconhecidos. Ele anunciou o processo de seleção em fevereiro, durante o maior evento esportivo dos EUA, o Super Bowl, e, de acordo com o empresário, cada membro da equipe simboliza um pilar da missão.

Hayley Arceneaux
Hayley é a mais jovem da equipe, com 29 anos, e é sobrevivente de um câncer ósseo vivido na infância. Ela representa a “esperança” e será a primeira pessoa com uma prótese a viajar ao espaço.

Sian Proctor
A professora de geologia tem 51 anos e, em 2009, quase chegou perto de ser selecionada para ser astronauta da Nasa. Ela será a quarta mulher afro-americana a viajar ao espaço. Ela representa a “prosperidade”.

Chris Sembroski
O ex-oficial da Força Aérea americana tem 42 anos e trabalha atualmente na indústria da aviação. Ele representa a “generosidade” por ser um veterano.

 

Os quatro tripulantes que apostaram na missão inédita de voar sem auxílio de um astronauta profissional
Os quatro tripulantes que apostaram na missão inédita de voar sem auxílio de um astronauta profissional (foto: Space X/Reprodução)

Com Inspiration 4, Elon Musk sai na frente na corrida pelo turismo espacial

A missão lançada esta noite é o maior passo dado até então no chamado turismo espacial, modalidade de ‘voo’ para o espaço feito por pessoas não profissionais. A Space X, empresa responsável pela viagem, é um projeto do bilionário Elon Musk, que planeja investir cada vez mais no turismo “além Terra”.

Apesar de incomum, outros dois nomes já se mostram concorrentes de Musk, os empresários Richard Branson e Jeff Bezos, que inclusive viajaram rapidamente ao espaço em julho. Segundo especialistas, o empenho dos homens poderão impulsionar melhorias tecnológicas no ramo espacial além de iniciar “uma nova era de locomoção humana”.

 

 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Lançamento da  Inspiration4 foi feito com êxito. Tripulantes se encaminham para a órbita
    Lançamento da Inspiration4 foi feito com êxito. Tripulantes se encaminham para a órbita Foto: Space X
  • Lançamento da Inspiration4
    Lançamento da Inspiration4 Foto: Youtube/Reprodução
  • Lançamento da Inspiration4
    Lançamento da Inspiration4 Foto: Youtube/Reprodução
  • Lançamento da Inspiration4
    Lançamento da Inspiration4 Foto: Youtube/Reprodução
  • Lançamento da Inspiration4
    Lançamento da Inspiration4 Foto: Youtube/Reprodução
  • Os quatro tripulantes que apostaram na missão inédita de voar sem auxílio de um astronauta profissional
    Os quatro tripulantes que apostaram na missão inédita de voar sem auxílio de um astronauta profissional Foto: Space X/Reprodução

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação