Nova espécie

Cientistas descobrem nova espécie de lagarto no sul do Peru

Um grupo de cientistas descobriu uma nova espécie de lagarto em uma área natural protegida em Arequipa, no sul do Peru

Agence France-Presse
postado em 28/09/2021 18:54 / atualizado em 28/09/2021 18:56
 (crédito: SERNANP / AFP)
(crédito: SERNANP / AFP)

Um grupo de cientistas descobriu uma nova espécie de lagarto em uma área natural protegida em Arequipa, no sul do Peru, informou nesta terça-feira (28) o Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas pelo Estado (Sernanp) do país sul-americano.

"A descoberta recente de uma nova espécie de lagarto pela ciência na Reserva Paisagística da Sub-bacia de Cotahuasi, área natural protegida na região de Arequipa, representa uma contribuição valiosa das áreas naturais protegidas do Peru para o mundo", diz um comunicado da entidade.

A nova espécie, denominada Liolaemus warjantay, foi registrada no altiplano próximo da Cordilheira dos Andes, acima de 4.500 metros de altitude.

A descoberta foi feita há poucas semanas como parte de uma pesquisa científica que envolve especialistas de Peru, Argentina, Chile e Bolívia.

O lagarto se caracteriza por possuir uma cor cinza-escuro na parte dorsal da cabeça, escamas palpebrais de cor amarelo-claro no caso das fêmeas da espécie e manchas em linhas transversais finas e curvas que formam pequenos círculos nas costas.

Além disso, o animal se diferencia de outras espécies de seu gênero por apresentar escamas trífidas na planta das patas e pela ausência de poros femorais.

Areserva paisagística da sub-bacia de Cotahuasi é uma área protegida naregião de Arequipa, com uma extensão de 490.550 hectares, onde já foram catalogadas 158 espécies de aves.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação