PREMIAÇÃO

Após câncer causado por uso de pílula, alemã cria contraceptivo masculino

Método indolor promete neutralizar temporariamente os espermatozoides após um banho com ultrassom

Thays Martins
postado em 18/10/2021 13:00 / atualizado em 18/10/2021 13:00
 (crédito: divulgação )
(crédito: divulgação )

Uma inventora alemã ganhou o prêmio principal do James Dyson Award por uma forma inovadora de contracepção masculina. O método usa uma espécia de "banho de testículo" para evitar gravidez. O prêmio internacional tem como objetivo "celebrar, encorajar e inspirar designers a terem ideias que solucionem problemas".

Rebecca Weiss é graduada pela Universidade de Munique. Ela criou o COSO, um aparelho que usa ultrassom para neutralizar temporariamente os espermatozoides.

O método é indolor e precisa ser usado com o intervalo de alguns meses. Ele também não usa hormônios e é totalmente reversível. 

Com a premiação, Rebecca ganhou US$ 45 mil (o equivalente a cerca de R$ 250 mil). Agora, ela pretende testar a viabilidade do dispositivo e levantar fundos para testes clínicos.

Rebecca Weiss teve câncer no colo do útero antes de inventar dispositivo premiado
Rebecca Weiss teve câncer no colo do útero antes de inventar dispositivo premiado (foto: divulgação )

A ideia para criar o projeto partiu de um problema pessoal de Rebecca. Ela teve câncer no colo do útero possivelmente causado pelo uso frequente de pílulas anticoncepcionais. Ao procurem métodos alternativos, ela e o marido perceberam que praticamente não existem métodos contraceptivos para os homens. No caso deles, os métodos estão limitados ao uso de preservativos e a vasectomia, que é permanente.

"O problema não é exclusivamente meu. Afeta muitos outros também. Isso também é evidente na crescente discussão pública atual sobre a falta de alternativas anticoncepcionais. Portanto, decidi lidar com o desenvolvimento de uma nova abordagem anticoncepcional para homens em minha tese de mestrado em Desenho Industrial na Universidade Técnica de Munique", disse ela ao prêmio.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação