Espaço

Musk prevê primeiro voo orbital de foguete da SpaceX para início de 2022

Foguete Starship já fez vários voos suborbitais e a SpaceX finalmente conseguiu pousar a espaçonave projetada para ser reutilizável

Agence France-Presse
postado em 18/11/2021 09:43
 (crédito: Frederic J. BROWN / AFP)
(crédito: Frederic J. BROWN / AFP)

Elon Musk afirmou nesta quarta-feira (17) que o foguete Starship, desenvolvido por sua empresa SpaceX e escolhido pela Nasa para ser o responsável pelo retorno de americanos à Lua, fará seu primeiro voo orbital no início do próximo ano.

"Esperamos fazê-lo em janeiro, talvez em fevereiro", disse Musk durante um discurso a cientistas na Academia Nacional de Ciências.

O foguete Starship já fez vários voos suborbitais e a SpaceX finalmente conseguiu pousar a espaçonave projetada para ser reutilizável. Musk espera que a autorização do Regulador Federal de Aviação Civil (FAA) dos Estados Unidos seja entregue até o final deste ano.

"Esperamos tentar uma dúzia de lançamentos no próximo ano. Talvez mais", antecipou o bilionário.

A Nasa optou por apostar no foguete Starship como módulo de pouso que será usado como parte de seu programa Artemis de volta à lua.

A espaçonave terá que orbitar a Lua e enviar astronautas de e para a superfície lunar, não antes de 2025.

A SpaceX estabeleceu uma fábrica para produzir cópias em grande escala do Starship. "Acho que para nos tornarmos multiplanetários, precisaremos de 1.000 naves ou algo parecido", estimou Musk.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE