Previsão do tempo

Chuva! Essa é a previsão para os próximos dias no DF

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuva para esta quinta-feira (18/11) e para os próximos dias. Umidade relativa do ar chegou aos 100% e há chances de trovoadas em pontos isolados do DF

Rafaela Martins
postado em 18/11/2021 08:56
 (crédito: Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

Prepare o guarda-chuva e o casaco para esta quinta-feira (18/11), porque o Distrito Federal terá pancadas de chuva isoladas a partir da tarde, com chances de trovoadas e ventos moderados. Porém, a tendência é que isso persista na capital federal. Segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar chegou aos 100% no início da manhã e pode variar até 60%.

Trovoadas podem ocorrer em algumas regiões, por causa da instabilidade do tempo. A menor temperatura registrada nesta madrugada foi de 18°C e a máxima pode chegar aos 27°C. "A única previsão para os próximos dias é de chuva. Não tem como o brasiliense esperar outra coisa, mesmo que na manhã desta quinta o sol tenha aparecido, não teremos calor. A tendência é seguir com o céu nublado, pancadas de chuva e trovoadas”, ressaltou a meteorologista Andrea Ramos, do Inmet.

A estação do Sudoeste, em Brasília, registrou 189,4mm, o que representa 85% do acumulado esperado para o mês, que é de 226,9mm. Em Brazlândia, o nível chegou aos 70%, representando 161,8mm. Por fim, o Paranoá está com o volume de 146mm de chuva neste mês, o que corresponde a 65% do esperado.

De acordo com a profissional do Inmet, Andrea, isso confirma o que estava previsto para os primeiros 17 dias do mês. “Esse é o padrão e vamos continuar aumentando esses números, pois a previsão para a sexta-feira e para o fim de semana é de chuva. É o que temos”, afirmou a meteorologista.

Precauções

Em nota, a Defesa Civil do Distrito Federal (DCDF) alertou para a possibilidade de chuvas fortes no estado. A pasta elencou algumas orientações para a população se proteger de eventuais acidentes:

-Se possível, fiquem abrigadas
-Aumente a distância de seguimento do veículo da frente
-Não tente atravessar áreas alagadas ou enfrentar correnteza e enxurradas
-Monitore o aumento do nível das águas próximas à sua residência
-Em caso de alagamento, desligue a rede elétrica
-Em caso de necessidade, peça ajuda pelos telefones 193 ou 199.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação