Pandemia

Novo estudo mostra que mães não transmitem covid-19 pela amamentação

Uma nova pesquisa reafirmou que as mães devem continuar a amamentar mesmo se estiverem contaminadas com a covid-19

Thays Martins
postado em 19/01/2022 12:05
 (crédito: Governo Federal/Divulgação)
(crédito: Governo Federal/Divulgação)

Desde o início da pandemia, muitas mães se questionam se é seguro amamentar os bebês se estiverem infectadas pela covid-19. Todas as evidências até o momento e as orientações das autoridades sanitárias é que sim, é seguro continuar amamentar os bebês durante esse período.

Nesta quarta-feira (19/1), um estudo publicado na revista Pediatric Research reafirmou essa evidência. Segundo a pesquisa, não há evidências de mães recentemente infectadas transmitindo SARS-CoV-2 infeccioso por meio do leite materno para o bebê.

Nas pesquisa, os cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, analisaram amostras de 110 mulheres lactantes entre março e setembro de 2020. Dessas, 65 tinham diagnóstico positivo para covid-19, nove tinham sintomas, mas testes negativos e 36 tinham sintomas, mas não fizeram o teste.

Em sete amostras, os pesquisadores encontraram material genético do coronavírus, porém não acharam material genético infeccioso conhecido como SgRNA, que é um indicador de replicação do vírus. Além disso, nenhum dos bebês amamentados com o leite teve a doença.

“O leite materno é uma fonte inestimável de nutrição para bebês. Em nosso estudo, não encontramos evidências de que o leite materno de mães infectadas com covid-19 continha material genético infeccioso e nenhuma evidência clínica foi encontrada para sugerir que os bebês foram infectados, o que sugere que a amamentação provavelmente não é um risco”, disse Paul Krogstad, principal autor do estudo.

Amamentação e covid-19

A orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria  (SBP), do Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e também da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano da Fundação Oswaldo Cruz (Friocruz) é não parar a amamentação caso a mãe se contamine com a covid-19. 

A única recomendação é que a mãe mantenha as medidas de higiene e o uso de máscara durante o ato de amamentar.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE