Pesquisa

Janssen e Pfizer, qual é mais eficaz contra a covid? Estudo comparou vacinas

O estudo incluiu 689.275 participantes vacinados com o imunizante da Janssen e 689.275 imunizados com a Pfizer. A média de idade foi de 65 anos

Thays Martins
postado em 02/03/2022 14:30 / atualizado em 02/03/2022 14:31
 (crédito: Javier TORRES / AFP)
(crédito: Javier TORRES / AFP)

Pela primeira vez cientistas fizeram uma análise comparativa da vacina da Janssen contra a covid-19. O estudo, publicado na Jama Network, nesta quarta-feira (2/3), comparou o imunizante da Janssen com o da Pfizer. Os dois são aplicados no Brasil. 

A pesquisa apontou que vacinados com o imunizante da Pfizer têm cinco vezes menos chances de serem hospitalizados do que os imunizados com a Janssen. De acordo com o estudo, a vacina da Janssen teve um eficácia de 86,4% contra casos graves de covid-19. A eficácia contra hospitalização foi de aproximadamente 68%. Já a vacina da Pfizer apresenta uma eficácia aproximada de 90%.

O estudo incluiu 689.275 participantes vacinados com o imunizante da Janssen e 689.275 imunizados com a Pfizer. A média de idade foi de 65 anos. Os participantes foram acompanhados por, em média, 54 dias a partir do 28° dia após a vacinação.

Dessas, 129 pessoas vacinadas com o imunizante da Janssen foram hospitalizadas e 23 entre os imunizados com a Pfizer. Ou seja, o risco de hospitalização foi de 5,2 vezes maior entre imunizados com a Janssen em comparação com a Pfizer.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação