SISTEMA IMUNOLÓGICO

Com um beijo do sono, células cancerígenas colocam células imunes para dormir

Talita de Souza
postado em 13/04/2022 21:28
 (crédito: HASIM ET AL., SCI. AV. 8, EABJ3286 (2022) )

Um estudo descobriu que uma espécie de beijo entre as células do corpo humano podem enfraquecer o sistema imunológico na batalha contra as células cancerígenas no desenvolvimento de um tumor. O processo, chamado trogocitose, provoca na célula que luta contra a doença um adormecimento, em um processo que realmente se assemelha com um beijo de boa noite antes de uma noite de sono.

A metáfora foi utilizada pelos pesquisadores do Hospital de Ottawa e da Universidade de Ottawa, que fizeram a descoberta e a explicaram em um estudo publicado nesta quarta-feira (13/4). Tudo começa quando as células imunes, como a Natural Killer (NK), iniciam o processo de trogocitose, que consiste na aproximação dessas células com células cancerígenas e, com um beijo, roubam um pedaço de sua membrana.

Depois disso, as células imunes são infectadas com uma proteína chamada PD-1, presente nas células doentes, que colocam o exército que tenta proteger o corpo para, literalmente, dormir e não desempenhar a função de defesa anticancerígena.

“As células imunes (NK) são exterminadoras de câncer excepcionais e já sabíamos que a PD-1 as impede de funcionar corretamente, mas uma peça que faltava para entender o quebra-cabeça é como e se elas próprias produziam a PD-1”, explica Michelle Ardolino,

“Agora entendemos o porquê: as células NK não produzem seu próprio PD-1, mas o roubam das células cancerígenas!”, descreve. A pesquisadora afirma que não está claro o motivo pelo qual as NKs roubam as membranas das células cancerígenas, mas explica que as células malignas se aproveitam da atitude delas.

“Está claro que os tumores se aproveitam do processo e colocam as células NK para dormirem e escaparem do sistema imunológico”, pontua. A pesquisa, publicada na Science Advances, ajudará com que a produção de inibidores de PD-1 passe a ser mais assertiva.

O medicamento foi desenvolvido para acordar as células T do sistema imunológico, mas, agora, poderá ser direcionado a uma ação mais efetiva, a de reverter o processo de colocar as NKs para dormir. A pesquisadora observa que esta pesquisa foi possível devido a uma grande