ALIMENTAÇÃO ANIMAL

Cães: Dietas veganas são mais saudáveis que as convencionais, diz estudo

Uma pesquisa mostrou que dietas a base de frutas e vegetais estão ligadas a uma melhor saúde e podem ser menos perigosas do que dietas à base de carne ou as convencionais

Aline Brito
postado em 13/04/2022 21:54 / atualizado em 13/04/2022 21:54
Cachorro comendo um melão -  (crédito: Isla/Divulgação)
Cachorro comendo um melão - (crédito: Isla/Divulgação)

Dietas veganas nutricionalmente completas são mais saudáveis e menos perigosas para cães do que as à base de carne crua ou as convencionais. É isso que diz uma pesquisa realizada com mais de 2.500 tutores de cães do Reino Unido, Austrália, América do Norte, Nova Zelândia e Oceania, que explorou as ligações entre a dieta do cão e os resultados de saúde. A pesquisa foi publicada nesta quarta-feira (13/4) na Plos, uma biblioteca de revistas e publicações científicas.

Os pesquisadores responsáveis pelo estudo utilizaram a plataforma de pesquisa Online surveys para entrevistar os tutores dos animais de estimação. Os entrevistados forneceram informações sobre si mesmos e um cão ou gato residente em sua casa por pelo menos um ano. Além disso, informaram, minuciosamente, os principais ingredientes da dieta normal dos animais de estimação. Eles foram solicitados a identificar se a dieta era baseada em alimentos convencionais, crus ou in vitro, carne, insetos, fungos, algas, ou se era uma dieta vegetariana, vegana ou alguma outra dieta.

A análise dos resultados da pesquisa sugeriu que, em geral, os cães com dietas convencionais eram menos saudáveis do que os cães com carne crua ou dietas veganas. Se levado em consideração somente os que consumiam carne crua e os que comiam alimentos de origem vegetal, os com dieta baseada em carne pareciam ser mais saudáveis. Entretanto, isso, provavelmente, se deve a diferença de idade entre os animais que com dieta à base de carne crua e os com dieta vegana. “Por um lado, os cães em dietas de carne crua eram significativamente mais jovens do que os cães em dietas veganas, o que poderia ajudar a explicar por que eles pareciam ser mais saudáveis. Além disso, cães em dietas de carne crua eram menos propensos a serem levados a um veterinário; embora isso possa ser um sinal de melhor saúde, pesquisas anteriores indicaram que os tutores de cães em dietas de carne crua são menos propensos a procurar aconselhamento veterinário”, pontuou a pesquisa.

Mesmo com essa diferença na idade, o que impossibilitou um resultado mais preciso neste estudo, pesquisas anteriores já ligaram as dietas de carne crua ao aumento do risco de patógenos e deficiências nutricionais. À luz das descobertas novas e anteriores, os pesquisadores sugerem que uma dieta vegana nutricionalmente saudável pode, de fato, ser a escolha mais saudável e menos perigosa para os cães.

“Muitos fatores podem influenciar os tutores de cães a escolherem dietas não convencionais para seus animais de estimação, incluindo preocupações com o meio ambiente, o tratamento dos animais utilizados como alimento e a saúde de seus animais de estimação”, diz detalhes do estudo.

Em relação à dieta convencional, o estudo foi categórico em afirmar que essa é a dieta menos saudável entre as três principais analisadas (vegana, carne crua e convencional). “Os cães alimentados com dieta convencional pareciam menos saudáveis do que os outros dois grupos alimentares. Eles tinham indicadores de saúde mais pobres em quase todos os casos”, esclareceu a pesquisa.

Mais estudos são necessários

Devido à confusão obtida com os cães que se alimentam com carne crua e os que se alimentam com dieta vegana, por conta da diferença de idade, os pesquisadores sugerem que mais pesquisas são necessárias para confirmar se uma carne crua ou uma dieta vegana está associada a melhores resultados na saúde do cão.

Os pesquisadores asseguram que estudos em larga escala, transversais e longitudinais de cães, mantidos em dietas diferentes, que utilizam dados como resultados de exames clínicos veterinários e históricos médicos veterinários, podem produzir resultados de maior confiabilidade.

Os autores acrescentam que esse estudo publicado nesta quarta-feira (13) “é de longe o maior estudo publicado até hoje, explorando os resultados de saúde de cães alimentados com dietas veganas e à base de carne. Analisou uma série de dados objetivos, bem como as opiniões dos proprietários e relatou avaliações veterinárias de saúde. Ele revelou que as escolhas alimentares mais saudáveis e menos perigosas para cães são dietas veganas nutricionalmente saudáveis”.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação