China

Com proposta de ajudar em resgates, cientistas criam robô em forma de rato

Pelo tamanho e agilidade, uma das aplicações do "bichinho" seria o transporte de medicamentos e alimentos para locais inalcançáveis por socorristas, por exemplo

Camilla Germano
postado em 22/04/2022 16:51 / atualizado em 22/04/2022 16:51
O
O "SQuRo" alta agilidade de movimento - (crédito: QING SHI FROM BEIJING INSTITUTE OF TECHNOLOGY, CHINA)

Uma criação de cientistas chineses pode ser uma grande ajuda para resgates em situações de desastres. Um rato robô, chamado de Small-sized Quadruped Robotic Rat (SQuRo, ou "rato robô quadrúpede de porte pequeno", em livre tradução) conseguiria acessar áreas mais complicadas do que os agentes de salvamento para levar medicamentos e suprimentos para vítimas, por exemplo.

Segundo Shi Qing, um dos autores da pesquisa, o robô poderia ser enviado para locais afetados por terremotos ou desmoronamentos de edifícios, já que tem tamanho muito inferior dos socorristas.

Além disso, uma das outras funções do robô seria navegar em complexas redes subterrâneas de dutos.

O pesquisador explicou ainda que o SQuRo foi projetado para imitar os movimentos de ratos reais. Ele mede cerca de 19 centímetros, pesa cerca de 220 gramas e funciona a base de baterias solares recarregáveis que são controladas remotamente por Wi-Fi.

O "objeto" pode caminhar em uma velocidade de 15cm por segundo, podendo carregar uma carga de 200g para instalação de sensores ou transporte de mercadorias leves.

A pesquisa para a criação do robô foi publicada na edição de abril da revista científica IEEE Transactions on Robotics (que você pode ler na íntegra neste link) e, segundo Shi Qing, eles trabalharam em um protótipo do SQuRo desde 2019 e acreditam que futuras melhorias no robô já podem garantir uma comercialização até 2025.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação