ASTRONOMIA

Chuva de meteoros Líridas tem pico nesta madrugada; saiba como observar

A chuva de meteoros pode ser vista todos os anos no fim de abril, quando a Terra passa pela região do espaço que serviu de rota para o Cometa Tatcher

Talita de Souza
postado em 22/04/2022 15:26 / atualizado em 22/04/2022 17:21
O Observatório Nacional deu dicas para não perder a chuva de meteoros -  (crédito: AFP / Ye Aung THU)
O Observatório Nacional deu dicas para não perder a chuva de meteoros - (crédito: AFP / Ye Aung THU)

Entre a noite desta sexta (22/4) e a madrugada deste sábado (23/4), brasileiros poderão assistir, a olho nu, o pico da chuva de meteoros Líridas. De acordo com o Observatório Nacional, o espetáculo poderá ser visto em plenitude a partir de 1h de sábado. As regiões Norte e Nordeste terão uma visão privilegiada.

Apesar disso, o observatório afirma que todos os brasileiros poderão ter a chance de assistir ao fenômeno. Isso porque a Terra passa, no fim de abril, por uma região no espaço em que o Cometa Tatcher deixou detritos, o que forma a intensa onda de meteoros na constelação de Lyra.

Chamada de chuva de meteoros Líridas, o espetáculo é a mais antiga reconhecida pelos historiadores: ela é observada há pelo menos 2.700 anos e o primeiro registro foi feito em 687 a.C, por chineses.

Quer assistir à chuva de meteoros? Observatório ensina como

Para quem sempre tenta ver um fenômeno espacial e não consegue, o Observatório afirma que o segredo é seguir alguns requisitos básicos. O mais importante deles é estar em um local pouco iluminado, ou seja, sem tantos postes de iluminação e outras formas de luz. Um campo afastado da cidade seria o ideal.

Nesse lugar, é necessário olhar para a direção norte. Quem estiver em dúvida sobre qual é o sentido norte, o observatório deu a dica: direcione o braço direito para onde o sol nasce, no leste, e o esquerdo para onde ele se põe, no oeste. Assim, a sua cabeça e tórax estarão direcionados para onde a chuva passará.

Assista a uma simulação de como se dá a chuva de meteoros, feita pelo MeteorShowers.org:

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.