BOLÍVIA

Registro inédito na Bolívia mostra "brincadeira" entre botos e anaconda

Pesquisadores registrarem momento raro em que botos no rio Tijamuchi brincam com uma cobra anaconda

Helena Dornelas*
postado em 05/05/2022 19:57 / atualizado em 05/05/2022 19:57
Os pesquisadores estavam realizando trabalho de campo quando observaram vários botos fazendo aparições incomuns acima da superfície do rio -  (crédito: Omar M. Entiauspe Neto, Steffen Reichle, Alejandro dos Rios)
Os pesquisadores estavam realizando trabalho de campo quando observaram vários botos fazendo aparições incomuns acima da superfície do rio - (crédito: Omar M. Entiauspe Neto, Steffen Reichle, Alejandro dos Rios)

Uma equipe de pesquisa estava documentando a biodiversidade perto do rio Tijamuchi, na Bolívia, quando viram alguns animais que são tipicamente difíceis de observar interagindo fora da água: os botos — e com um fator mais inusitado ainda, uma interação dos botos com uma cobra. O trabalho de observação foi publicado na revista Ecology na última semana.

O trio de cientistas, um da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, outro do Museo Historia Natural Noel Kempff Mercado e um terceiro pesquisador independente, relatam evidências de botos brincando com uma anaconda no rio Tijamuchi, na Bolívia.

Os pesquisadores estavam realizando trabalho de campo quando observaram vários botos fazendo aparições incomuns acima da superfície do rio. Intrigados, eles não perceberam que uma anaconda estava envolvida na "brincadeira" até que olharam as fotos em seu laboratório. A análise da atividade mostrou que os golfinhos estavam manipulando a cobra de uma forma que eles descreveram como brincando com ela.

O Dr. Reichle, pesquisador do Museo Historia Natural Noel Kempff Mercado, disse que os botos geralmente nadam abaixo da superfície, e as observações muitas vezes capturam apenas uma barbatana ou uma cauda. Mas alguns dos seis animais que eles viram mantiveram a cabeça acima da água turva por um tempo incomum.

Essa ideia da "brincadeira" surgiu porque os animais não pareciam ter a intenção de comê-la. Em vez disso, eles a deram um ao outro, passando-a de um lado para o outro.

Durante a pesquisa eles perceberam que os botos brincavam com ele de maneiras diferentes. Em alguns pontos, eles brincaram com ele de forma sincronizada e em outros momentos, a brincadeira foi individualizada.

brincadeira entre botos e anaconda vira registro inédito
brincadeira entre botos e anaconda vira registro inédito (foto: Omar M. Entiauspe Neto, Steffen Reichle, Alejandro dos Rios)

Os pesquisadores sugerem que os botos adultos poderiam estar usando a oportunidade para ensinar os mais jovens de seu grupo mais sobre a serpente.

*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação