Astronomia

'Asteroide potencialmente perigoso' vai passar ‘próximo’ da Terra

Com quase 2km, o corpo celeste passará a uma distância de 4 milhões de quilômetros da Terra e não representa riscos para o nosso planeta

Correio Braziliense
postado em 26/05/2022 11:35
 (crédito: NASA, ESA, Zena Levy (STScI))
(crédito: NASA, ESA, Zena Levy (STScI))

Um asteroide quatro vezes maior do que o Pão de Açúcar passará próximo da Terra nesta sexta-feira (27/5). O diâmetro estimado dele é de aproximadamente 1,8km e ele estará a uma distância de 4 milhões de quilômetros do nosso planeta. Será o maior asteroide a se aproximar da Terra durante todo o ano. 

O corpo celeste passará a uma distância de 10 vezes a média entre o nosso planeta a a Lua. Por isso, o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS) da Nasa classificou o asteroide como “potencialmente perigoso”.

Apesar disso, não há risco de colisão com a Terra. Ele recebe essa classificação porque pode causar enormes danos ao nosso planeta se a órbita mudar de uma maneira que coloque a rocha em rota de colisão com a Terra. O chamado 7335 (1989 JA) orbita o Sol uma vez a cada 570 dias e, às vezes, chega um pouco mais próximo do nosso planeta. 

Apesar de passar próximo, não é o suficiente para observá-lo a olho nu. Mas é possível assistir à passagem dele por um telescópio. Também é possível assistir ao asteroide passar ao vivo pelo site do Virtual Telescope Project. A transmissão terá início às 20h desta quinta-feira (26/5). 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação