SAÚDE

Cirurgia bariátrica pode diminuir risco de câncer em pessoas obesas

Estudo norte-americano mostra que pacientes que fizeram a cirurgia apresentaram 32% menos chance de ter a doença do que aqueles que não realizaram o procedimento

Correio Braziliense
postado em 06/06/2022 16:51 / atualizado em 06/06/2022 16:57
 (crédito: Reprodução - Bruno/Germany por Pixabay)
(crédito: Reprodução - Bruno/Germany por Pixabay)

Cerca de 42% da população norte-america têm obesidade, de acordo como Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês). Esse número é preocupante, segundo especialistas da área, porque a obesidade pode estar ligada ao risco de desenvolver 13 tipos distintos de câncer.

No entanto, uma pesquisa, feita pela Cleveland Clinic e publicada na revista científica Jama, aponta que pessoas com obesidade e que fizeram cirurgia bariátrica para perder peso, apresentaram um menor risco de desenvolver câncer a longo prazo.

A pesquisa SPLENDID (Procedimentos Cirúrgicos e Eficácia de Longo Prazo na Incidência e Morte de Doenças Neoplásicas, em livre tradução) observou mais de 5 mil pacientes com obesidade e que fizeram cirurgia e mais de 25 mil pacientes com obesidade que não fizeram a cirurgia.

Em 10 anos de pesquisa, os dados coletados apontam que 2,9% dos pacientes que fizeram a cirurgia bariátrica e 4,9% dos que não fizeram o procedimento desenvolveram câncer diretamente associado à obesidade. Além disso, 0,8% dos pacientes do grupo cirúrgico e 1,4% dos pacientes do grupo não cirúrgico morreram de câncer.

Esses números equivalem a um risco 32% menor de ter a doença e 48% menor de morrer em decorrência de câncer para os pacientes que fizeram a cirurgia.

"Com base na magnitude do benefício mostrado em nosso estudo, a cirurgia para perda de peso pode ser considerada além de outras intervenções que podem ajudar a prevenir o câncer e reduzir a mortalidade", afirma Jame Abraham, presidente do Departamento de Hematologia e Oncologia na Cleveland Clinic e um dos autores do estudo.

No entanto, o especialista pondera que mais pesquisas precisam ser feitas com a finalidade de entender os mecanismos responsáveis pela redução do risco de câncer após a cirurgia bariátrica.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação