Pesquisa

Vento causou 132 acidentes com 479 feridos em pula-pulas no mundo

Estudo compilou dados de todo o mundo sobre acidentes causados pelas condições climáticas com brinquedo desde 2000

Thays Martins
postado em 09/08/2022 16:10 / atualizado em 09/08/2022 16:11
 (crédito:  Carlos Vieira/CB/D.A Press)
(crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)

Pelo menos 479 pessoas ficaram feridas e 28 morreram em todo o mundo em mais de 130 acidentes provocados pelo vento em eventos climáticos desde 2000. Os números são de um estudo publicado na Boletim da Sociedade Meteorológica Americana, no domingo (7/8). 

De acordo com o estudo, muitos desses acidentes aconteceram quando nem estava com tanto vento em situações de céu aberto. Como um dia frio e ensolarado após uma frente fria com céu limpo, um dia quente mas calmo que desencadeia um redemoinho de poeira ou um belo dia de verão com uma tempestade em algum lugar distante. Mais de um terço dos acidentes ocorreram com velocidades de vento observadas entre 0 e 20 milhas por hora, e mais da metade ocorreu na marca de 25 milhas por hora ou abaixo dela.

Mais de 80 dos 132 eventos identificados pelo estudo foram causados por frentes frias ou condições pós-frente fria, redemoinhos de poeira e tempestades aéreas ou distantes. Em alguns dos acidentes, as pessoas ainda estavam dentro do brinquedo quando o vento leva ele. 

De acordo com os cientistas, quando os ventos ficam muito fortes, essas casas infláveis precisam não apenas ser evacuadas, mas também esvaziadas. Houve casos em que um pula-pula estava vazio, mas explodiu e atingiu um espectador. 

Além disso, eles recomendam estacar com segurança os pula-pulas no chão, prender sacos de areia ara pesar a estrutura e monitorar a velocidade do vento e outras condições climáticas perigosas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação